terça-feira, 29 de novembro de 2022

IKIN É A REPRESENTAÇÃO DE ORUNMILA NO AIYE

Aqui neste texto, Herick faz algumas considerações sobre o Ikin e o Erindilogun (Jogo de Búzios), que consideramos importantes para a comunidade afro religiosa. 

Ìṣẹ̀ṣe/Ẹ̀sìn Òrìṣà Ìbílẹ̀ - Culto Tradicional Iorubá aos Orixás 

Postado em 23/03/2016 acessado em 29/11/2022 às 21:45

"Ẹ̀rìndínlógún (Jogo de Búzios) também é Ifá?


Posteriormente ter lido algumas postagens no facebook, postagens estas, de pessoas que respeito muito pelo conhecimento que possuem e também pelas pesquisas que realizam, resolvi criar este texto para dar a minha opinião e expressar o meu aprendizado sobre o que acredito que seja Ifá, e se considero o Ẹ̀rìndínlógún (Jogo de Búzios) como Ifá ou não.

O primeiro ponto é entendermos o que realmente é Ifá, muita coisa é dita em relação a Ifá, que Ifá é um oráculo, que Ifá são todos os oráculos, que Ifá é a palavra de Olódùmarè (Deus), que é tudo isso, que não é nada disso, mas afinal, o que é Ifá? Primeiro irei expor a opinião do professor José Beniste (brasileiro, adepto iniciado no Candomblé e exímio pesquisador de cultura e religiosidade tradicional iorubá), que ao meu ver é perfeita (de acordo com o que acredito), depois irei apresentar a minha opinião e aprendizado sobre.

Ifá = Sistema de consulta divinatória que utiliza 16 coquinhos de palmeira – Ọ̀pẹ Ifá. Pela sua importância, é visto como uma Divindade. São consultados os 16 odus principais, ojú odù, e os 240 odus menores, ọmọ odù, num total de 256. À medida que são revelados, algumas marcas são riscadas numa bandeja, ọpọ́n, salpicada de um pó, ìyẹ̀ròsùn, e revelarão narrativas, ìtàn, a serem interpretadas.
- José Beniste, Dicionário Yorubá-Português.

Minha concepção e aprendizado sobre o assunto hoje é: A palavra Ifá, que é formada por: I = Adicionado ao verbo para formar substantivos, abstratos que indiquem ação ou sentimento + Fá = Verbo raspar. O verbo “Fá” utilizado neste substantivo (palavra IFÁ) faz menção ao ato de raspar os dedos na tábua com o pó de ìyẹ̀ròsùn na hora da consulta divinatória com os Ikin (coquinhos do Ọ̀pẹ Ifá).

Ọ̀rúnmìlà, a divindade da Sabedoria e a Testemunha dos Destinos, foi a Divindade quem criou, ou trouxe para a Terra, o oráculo IFÁ, por isso que um dos seus oríkì é Ọ̀rúnmìlà Bàbá Ifá, Ọ̀rúnmìlà o pai de Ifá (oráculo com coquinhos), mais tarde, a palavra Ifá tornou-se também um epíteto desta Divindade, por razão do mesmo ser o patrono deste oráculo.

Em terras iorubás, existem inúmeros oráculos divinatórios utilizados, mas os mais conhecidos são o Obì, o Orógbó, o Ẹ̀rìndínlógún (Jogo de Búzios), o Ifá (Ikin), o Ọ̀pẹ̀lẹ̀ e o Agbigba.

Eu mesmo, no começo aprendi que Ifá é a denominação dada a todos os oráculos, incluindo o Ẹ̀rìndínlógún, até o Tarot, as Runas, etc., mas hoje, depois de muitas conversas com sacerdotes nigerianos, aprendi que IFÁ é a denominação TRADICIONAL dos IKIN. Os Ikin/Ifá (coquinhos da palmeira de Ifá) são a principal representação de Ọ̀rúnmìlà na Terra, elementos que um Iniciado (Onífá/Awofá) no culto de Ọ̀rúnmìlà recebe e passa a utilizá-los como oráculo divinatório quando se encontra preparado para tal. Uma coisa que deixa clara a ligação de Ọ̀rúnmìlà com Ifá (Ikin), basta observarem que, apenas as pessoas iniciadas no Culto à Ọ̀rúnmìlà, que é um culto que tem como um dos principais objetivos a preparação do iniciado para a arte divinatória, e que recebem Ifá = Ikin, podem possuir o prefixo Ifá em seus nomes iniciáticos, como por exemplo Ifágbèmí, Ifákáyọ̀dé, Ifálọlá, etc. Se o Ẹ̀rìndínlógún também fosse IFÁ, por que os iniciados no culto às Divindades que utilizam o Ẹ̀rìndínlógún como oráculo em seus cultos, também não receberiam o prefixo IFÁ em seus nomes iniciáticos? Há coisas que são claras, até pessoas que não são muito sabidas conseguem entender.

Quanto a IFÁ, ou qualquer outro oráculo iorubá SER A VÓZ DE ELÉDÙMARÈ, também discordo, 1º porque cada oráculo é a voz da sua divindade tutelar, 2º porque qualquer iniciado na Religião Tradicional Iorubá - Ìṣẹ̀ṣe, sabe, ou pelo menos deveria saber que, ao contrário de algumas religiões, na nossa religião Olódùmarè (Deus) não se comunica diretamente com os ènìyàn, seres humanos, função esta, delegada pelo Mesmo aos seus mensageiros, OS IMỌLẸ̀ (Divindades). A consulta oracular é uma conversa entre a divindade tutelar do oráculo, junto ao Orí do oraculista e o Orí do consulente.

Por isso, concluo este artigo dizendo que, acredito que: IFÁ É A SABEDORIA DE OLÓDÙMARÈ APRESENTADA PELA VOZ DE Ọ̀RÚNMÌLÀ. Assim como o Ẹ̀rìndínlógún é a Sabedoria de Olódùmarè apresentada pela voz de alguns dos Imọlẹ̀ (Ọbàtálá, Ọ̀ṣun, Ṣàngó, etc.).

Gostaria de deixar claro que respeito quem aprendeu e pensa de maneira diferente.

Que todos os Imọlẹ̀ nos abençoem...
Ìfà (boa sorte) a todos.

Hérick Lechinski (Ejòtọ́lá)"


Link - https://www.facebook.com/EsinOrisaIbile/photos/a.163661337126361/561759407316550/?type=3

Imagens comprobatórios




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIKTOK ERICK WOLFF