sábado, 26 de novembro de 2022

ORUNMILA VS OBÁTALA A VERDADE SOBRE A SUPERIORIDADE

Postado por Ọba Ẹ̀ríbọ̀dé Bàbálòrìṣà Ọbàtálá

Postado em 26/11/2022 acessado as 20:53

Aviso que está publicado não é para ofender nem incomodar ninguém, é apenas esclarecer alguns pontos e responder aos meus seguidores que me perguntam diariamente como é que Orunmila é superior a Obatala se este é maior que o mesmo.

Eu não sou contra o culto de Orunmila, não o pratico mas não significa que seja contra ele, estar seria não respeitar seus sacerdotes ou tradição dentro da prática.
Envio meus cumprimentos aos meus amigos babalawo e aos sacerdote de Orunmila que me apoiaram com algumas perguntas referentes ao seu orisa de adoração.
Dentro do culto a Orisa sempre notamos semelhanças entre cultos, mas existe um culto a um orisa que é totalmente diferente e que o chamaram superior aos outros cultos, mesmo que este seja mais contemporâneo que os outros.
Orunmila é considerado o orisa mais jovem narrado por muitos idosos, mas não sei pode negar que seu culto é tomando força demais dentro dos cultos de orisa.
Orunmila é considerado o orisa da sabedoria e para mim foi a divindade que tomou a tarefa de recolher todas as informações, vivências, fatos do povo iorubá e traduzi-lo nos odù de ifa.
A divindade Orunmila não tem representação física como obatala com o marfim, Esu com a yangi, Sango com as edun ara... Uma vez que o ikin, tabuleiro, opele e entre outros materiais são ferramentas para comunicar com esta divindade, não tem elégío e nenhum dos seus sacerdotes tem algum vínculo ou está lidado com ele por herança.

COMO É QUE ORUNMILA NA ATUALIDADE É CONSIDERADO MAIS PODEROSO QUE TODOS OS OUTROS ORISA?
A resposta é simples... O mesmo homem entre ego, imposição e querer estar sempre acima, foi aquele que colocou o orisa da sabedoria acima dos outros.

QUÃO ANTIGO É O CULTO DE ORUNMILA EM OYO?
Em Oyo este culto é moderno e convido-os a investigar a data em que o primeiro templo foi estabelecido para Orunmila nessa região... Você não percebeu que os grandes babalawo renomados vêm de famílias de Orisa e não de famílias de Orunmila Ifá?
Vou dar como exemplo dois Babalawo reconhecidos na África e no Ocidente... Um é das famílias de Ogum e o outro das famílias de Orisa Oko e porque não vêm das famílias de Orunmila?
A resposta é simples... É o culto de adoração mais moderno entre o povo iorubá que vai tomando força demais no ocidente mas na África ainda não tão reconhecido em países como Benim, Togo e Gana... Só na Nigéria e nem todos os povos veneram o orisa da sabedoria.

Orunmila = Ojilugbedule Orun
Oji (Significa a primeira de manhã ou a primeira coisa que você faz na sua vida) Ti Oji fi owuro se
Lugbedu (Sistema de som ou alto-falante)

Orunmila foi o primeiro de todos os outros irunmole e nomeou a voz de Olodumare...
Mas como é que Obatala sendo maior, poderoso e considerado a representação de Olodumare na terra, Orunmila se torna a voz de Olodumare e considerando acima de Obatala?
Obá (Significa Rei ou Senhor)
Ta o Tan (Significa Luz)
Aala (Significa Brilho ou Luz Brilhante)
Oba tan aala o Olu tan aala (Significa o senhor da luz brilhante e do brilho)

E veremos a palavra Aala nesses ditados deixando ver que não é o dono do pano branco mas sim da luz brilhante
-Ti Ojumo ba mo ooye aala (significa quando a luz do amanhecer vai brilhar ou o brilho deve vir)
- Aala kanle nem ti Osumare (Significa O Arco-íris com sua luz brilhante chegou na outra ponta)

Obatala tornou-se mais poderoso porque não há nada que possamos fazer sem luz, não podemos ficar um sem o outro.
Quando Olodumare ordena qualquer coisa com sua voz a orunmila que aconteça, nada pode acontecer sem obatala que é a luz que brilha, mesmo quando plantamos precisamos de luz para fazê-la crescer, obatala não é o rei da roupa branca, obatala é o rei ou senhor da luz e do brilho

O QUE É TECIDO BRANCO EM YORUBÁ?
Tecido branco é Aso funfun
Não tem nada a ver com tecido branco no nome de Obatala e não só Obatala usa tecido branco, Olokun, Osun, Yemoja, Orunmila usam tecido branco.
É uma falta de respeito chamar Obatala de senhor do pano branco

QUANDO HÁ SENHOR DOS OCEANOS
SENHOR DO TROVÃO
SENHOR DOS GUERREIROS
SENHOR DA CHUVA
SENHOR DA SABEDORIA

ENTÃO SENHOR DE TECIDO BRANCO SERÁ O MENOR TÍTULO DE TODOS.
A luz é responsável por todas as criações sem luz não há poder, Obatala sendo o Senhor da Luz mantém o título mais alto de todos.

VAI CAUSAR POLÊMICA O QUE VOU DIZER, MAS TAMBÉM FURTAMOS ALGUMAS CERIMÔNIAS E RITUAIS DENTRO DO CULTO DE OBATALA.
Dentro do culto de Orunmila Ifá existe um canto que foi tirado do culto de Obatala e hoje os traduziu com provas base num verso que veremos no odu de eerindinlogun Ofun (10 queda para conversar)
Ofun -
Ofun kinkin
Ola kinkin
Oba aala ni funfun
Ada fun Oisa nla
Eyi ti yo wewe awe nire gbogbo
Ebo lawo niki oma se osigbebo nibe orubo
Alade ma n we oo
Susu ooo
Oba ala ma n we susu oo.

História.
Orisa nla estava dormindo e teve um sonho ruim que alguém manchou sua roupa branca e acordou de repente olhou para sua roupa e estava manchada e seu corpo, ficou tão chocado e orisa nla foi ao padre como aconteceu isso comigo, o padre disse-lhe que o seu inimigos estavam tentando manchar sua imagem, o padre mandou ele fazer ebo e disse que quando chegasse em casa precisaria tomar banho com folhas para limpar todo sujo, mas durante o banho o padre disse-lhe as músicas que o seu omo awo falará por ele, chegue ou para casa e convidou a todos os seus omo awo para buscar folhas para ele e ele fez o que o sacerdote lhe mandou fazer, estava tomando banho e seu omo awo estava começando as músicas e toda a sujeira desapareceu e seu corpo e suas roupas voltaram a estar em boa posição, orisa nla estava feliz e venceu todos os inimigos

CANTO QUE FOI LEVADO PELOS BABALAWO
Susu oo
Alade ma n we susu oo
Toba we tan ama ni aje
Susu oo
Alade ma n we susu oo
Toba we tan ani ire gbogbo
Susu oo
Alade ma n we susu oo.
Me preparou para tomar banho!!!
O dono da coroa está tomando banho.
Quando terminar de tomar banho vai ter riqueza
Me preparou para tomar banho!!!
O dono da coroa está tomando banho.
Quando terminar de tomar banho terá todas as bênçãos.
Me preparou para tomar banho!!!
O dono da coroa está tomando banho.

O DONO DA COROA QUEM É?
Orisanla é o dono, a coroa não Orunmila.
Dentro da cultura Yorubá os idosos desempenham um papel importante e são muito respeitados por essa razão obatala é apelido (BÀBÁ ARÚGBÓ) O pai mais velho, sem esquecer que Obatala é Igba keji eleda (O segundo depois de Olodumare)

NÃO PROCURO CRIAR DISCUSSÃO NEM DIVIDIR SÓ DESEJO ESCLARE QUE NENHUM CULTO OU ORISA ESTÁ ACIMA DE OUTRO E NENHUM ORISA É MAIS PODEROSO QUE OUTRO
Vou deixar um vídeo em que verão a minha Iyalorisa cantada dita canto que usamos quando preparamos omi ero para lavar os pedaços de obatala.
Neste Ose Obatala e hoje que estou de aniversário me auto dê este escrito do meu orisa para vocês

Créditos: Baba Okandeniye Olosun Ibu Nla
Escrito: Babalorisa Oba Eribode
Fonte - https://www.facebook.com/aworisa.obaeribode/posts/pfbid0AtxNknJVjZUpEvFxXuRxSxd9tbw2HJgxxtGMErmFWJ5EjFyioUfd4koL3tqcWrW5l

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIKTOK ERICK WOLFF