segunda-feira, 14 de novembro de 2022

O BATUQUE TRADICIONALMENTE NÃO FAZ BARCO DE FEITURA

Por Erick Wolff de Oxalá

14/11/2022

Este ensaio tem por finalidade esclarecer pontos sobre os conceitos da tradição do Batuque do RS. 

O termo Barco é usado pelo Candomblé para determinar a ordem de iniciação dentro de um grupo de indivíduos que seguem para a raspagem.

Coloca-se todos os indivíduos, sentados ou deitados em esteiras lados a lado, e vão entoando cantigas para invocar as divindades, até que elas começam manifestar, desta forma, vão denominando um a um como: dofono, dofonitinho, gamo, gamutinho, e assim segue.  

No Batuque do RS, não é possível denominar, porque há o Tabu da ocupação, por isso, não tem como ordenar estes indivíduos.  

Esta denominação é importante para a saída do iniciado, quando é feita a festa, para que durante um momento este saiam em público pela primeira vez após a feitura.

Sobre a raspagem nem todos necessitam passar pela raspagem na sua feitura, o Batuque do RS não raspa e nem precisa, porque durante a feitura que ocorre durante vários dias, o orixá come na cabeça do iniciado.


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Para completar esta postagem, coletamos alguns comentários que ocorreram na comunidade Nação Cabinda do RS, a seguir:

Nara Almeida

[...] É que lá nos anos 80 e 90 não precisava apresentar quem estava de obrigação, pois somente quem estava de obrigação usava pano na cabeça, era e ainda é costume orixa da casa ou visitar colocar quem estava de obrigação nas costas e fazer o famoso trenzinho , isso sempre existiu , a diferença hoje é que devido todo mundo usar pano na cabeça, dificulta as visitas quem está ou não de obrigação, por isso o dona da casa apresenta seus filhos de obrigação já no início do batuque . [...]


Luiz Cláudio Soares

[...] Mas Nara Almeida será que ESTAR TODOS de pano e dificultar a identificação justifica inserir elementos de outro culto no batuque? Pq sendo assim daqui a pouco teremos também elementos inseridos na RITUALÍSTICA. [...]


Nara Almeida

[...] Luiz Cláudio Soares meu querido se tu observar bem isso também já existe , inclusive rezas de candomble estão sendo cantadas em batuque [...]

 

Luiz Cláudio Soares

[...] Nara Almeida lamentável, ainda bem que existe ainda casas que não se rendem a esses "modernismos".[...]

[...]Tenho registro que na família do pai cleon, antes mesmo dos anos 80, era costume usar oja, boné ou equipa na cabeça.[...]


Ile Ase Igbomina

[...] Luiz Cláudio Soares tenho fotos da casa do pai cleon dos anos 75 onde los disfrazaba a los obligados [...]

 

 Luiz Cláudio Soares

[...] Nara Almeida é verdade, não sabemos por que mas tem muitas gravações com cantigas do candomblé, cantadas por antigos , conforme vemos aqui :

CANTIGAS DO CANDOMBLÉ NO BATUQUE

[...] 


Luiz Cláudio Soares

[...] Mah Do Maré pelo que eu entendi a ordem do Barco determina o nome do individuo, não depende da ordem do orixá, sendo que no candomblé na feitura colocam todos uns ao lado do outro e vao cantando, aquele que virar primeiro recebe o nome de dofono, por segundo dofonitinho, seguinte gamo e assim vai... O que vejo que o Batuque contemporâneo esta tendo problema porque mudou o seu costume e estão procurando criar novos costumes para suprir as necessidade. [...]


Mah Do Maré

[...] Luiz Cláudio Soares dentro do que conheci, antigamente somente o orixá fazia esse ritual de levar todos como um "trenzinho" na porta, tambor e quarto de santo e no final todos batiam cabeça para ele, geralmente na reza dele. Com o tempo, para que se tivesse esse registro, os sacerdotes começaram a fazer - sendo q algumas casas adotam o tamanho da obrigação e outras a listagem dos Santos...mas como sempre ensino aos meus, cada casa com seu fundamento ne? Axé mano! 

Foto gentilmente cedida do acervo do ilê axé nago kobi. Imagem anos 80, mesa de igbeji, todos cobriam a cabeça, mesmo os que não estavam de obrigação, sendo assim o pano de cabeça talvez não seja o principal motivo desta novidade. [...]

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Imagens comprobatórias






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