terça-feira, 29 de novembro de 2022

O AMALÁ BRANCO

Postado por Paula Gomes Aduke

Em 29/11/2022 acessado às 18:35





Este tradicional Amalá Branco é semelhante ao que o Batuque do RS preservou, veja a seguir:

"Hoje estou inspirada para falar do AMALA BRANCO conhecido na Nigéria como Amala Funfun ou Lafun.
Não é muito comum entre o povo de Oyo comerem este tipo de Amala.
O Amala Funfun ou Lafun é feito da mandica.
A mandioca é descascada, fermentada e submetida à secagem ao sol e moída para obtenção da farinha Lafun.
A farinha é cozinhada em água fervida, sem aquecimento extra, e transformada em uma massa deliciosa.
Pode se comer com vários tipos de molhos e carnes."

 


Link - https://www.facebook.com/paula.gomes.aduke/posts/pfbid0qcKKXLa8XkNF8z5FxthLgp3xrPSvxGVwCYQ4Sc46UU6rdraEk9NDeukGjtz3TE9Al

Postagem relacionada:
https://iledeobokum.blogspot.com/2020/12/amala-de-xango-em-oyo.html

 

 

A REALIDADE BABALAWO OYEKALE

Por Babalawo Ifalolu Akano Olusoji Oyekale

Postado em 21/11/2022 acessado em 29/11/2022 às 18:20



"QUASE TODOS NÓS E IFÁ

O sonho de quase todos iniciados em Ifá, quando saem do seu Itelodú, fazer magias, ter clientes e achamos que ao fazer a iniciação todo o conhecimento de Ifá vai despertar no seu Orí e tudo será baixado em sua mente, como se fosse um download de informações.

 

Mas a verdade é bem diferente disso, antes de fazer a iniciação, tudo parece perfeito, o babalawo te não te ensina porque ainda não é um iniciado, depois da iniciação ele não te ensina porque ainda é um omó ifá e ele já não tem mais tempo para você! Você pergunta e ele não te responde, ele fala inglês e você só sabe o trivial, ele fala Yoruba e você não sabe nada.

 

Antes era um cliente, clientes são bem tratados e depois, agora da família. Se quiser aprender alguma coisa tem que pescar aqui e acolá, se pergunta para outro babalawo ele diz: ah, na minha família não se faz assim, se faz assado! E não te ensina.

 

Saída? Comprar apostilas e livros, que te ensinam tudo: em yoruba, as pronúncias não são iguais as em português. De nada adiantou seu gasto com livros que ensinam Olugbohun, Osole, Iferan, Akose, e outros. Se não sabe como pronunciar os encantamentos, e as ewe (ervas) então? As mais poderosas não se tem por aqui. Quase tudo vai okete e ogemo, que só tem na Africa. Bem, no Brasil estamos formando muitos filhos (awo) sem pai (baba).

 

Aqui trocar de família é como trocar de roupas, pois o pobre do iniciado tenta encontrar um babalawo que o ensine de verdade. Ifá no Brasil infelizmente se tornou uma caixa forte, onde todos que seguem esta linha querem enriquecer fazendo magias mágicas, pois vende se a imagem de que Ifá resolve tudo e dá riqueza para todos, e esta mais uma vez não é a verdade.

 

Por magias mágicas eu entendo que são magias que são vendidas como milagrosas, com se tudo elas resolvessem! Não se ensina o beabá de nada, Por que?
Na Nigeria, berço do ifaísmo, desde cedo o aprendiz mora na casa do babalawo e assim vai aprendendo aos poucos e ao longo dos anos ele se torna apto a realizar todas as magias do panteão.
Mas e aqui? Como somos, na maioria adultos e a iniciação é feita tardiamente, em relação a iorubalandia, nosso tempo para aprender é pequeno, pois temos outras atividades para realizar.
Pagamos a iniciação na esperança de que aprenderemos com nosso Oluwo, tudo que precisarmos, mas a cultura é diferente, pois como não devolvemos nada mais a nosso baba, temos que pagar por cada formula que precisamos, cada magia para aprender tem um preço e muitas das vezes esse preço seca o suor do neófito.
A coisa mais difícil de se fazer é o ebó rirú, e ele é a arma mais potente dentro do universo de magia de Ifá."

 

Link - https://www.facebook.com/100064554171636/posts/499119765583158/?flite=scwspnss

Imagem comprobatória 


domingo, 27 de novembro de 2022

ÒRÌṢÀ ÈṢÙ (ẸLẸ́GBÀÁ)

 Por Hérick Lechinski 

Postado em 27/11/2020 acessado as 15:52 h

Esta postagem foi publicada no Facebook, pelo sacerdote Hérick.


"Um ótimo domingo a todos, com as bênçãos do Vòdún Lẹ́gbàá.
Vòdún Lẹ́gbàá é o culto do Òrìṣà Èṣù (Ẹlẹ́gbàá) que foi para o Benim e lá foi re-criado, adquirindo costumes e ritualísticas próprias.
No Brasil, em algumas casas de Candomblé erroneamente utilizam o terno "Léba" ou "Lébara" para se referirem a Pombogira. ISSO É ERRADO.
Que Lẹ́gbàá, Aquele que possui um falo poderoso, nos abençoe.
✒️
Hérick Lechinski
📽️
Cortesia do irmão Vinicius DSerpa

Imagem comprobatória
Link https://www.facebook.com/100002002470785/posts/pfbid0b3MeTbGYDX922Zcd2mWiEiJorVQdHhNtesZ9xLXZNQ3RU2HCWZ58gMvhHZbZvAm5l/?mibextid=Nif5oz

sábado, 26 de novembro de 2022

OPON SANGO X OPON IFÁ X ATE EERINDILOGUN

Pela importância do tema, registramos esta postagem do Orixá Brasil, publicado no Facebook.

"Paula Cristina Gomes (embaixadora cultural do Alaafin Oyo) :

Postado em 29/03/2018



"O opon de Sango ja existia antes de a geomancia ser introduzida e o opon de ifa, mas o opon de Sango e somente usado para colocar o orisa dentro e nao para jogar o eerindilogun. Um opon e feito de madeira e a superfície e dura, então ao se lançarem os búzios eles saltam e no final a mensagem não será a correta. A superficie para jogar os buzios tera k ser macia para os búzios nao saltarem, por isso se usa a ate ou um pano. Ate mesmo os sacerdotes de ifa evitam jogar o opele em cima do opon e tambem utilizam um pano.
Nunca vi na minha vida um sacerdote de orisa jogar em cima de um opon ou superficie dura. Relativamente a religiao de Ifa ela so e aceite no XVI e reconhecida oficialmente pelo Alaafin Olufiran, pois nessa epoca ele era o chefe de estado de todo o territorio yoruba, no entanto a religiao a Ifa entrou antes do sec. XVI, quando Setilu passou o rio Niger durante a invasao Mohammedana ele foi primeiramente para o Benin para uma localidade chamada Owo, so depois veio para Ife. Naquela epoca Ife nao tinha o poder de decisao, pois no sistema hierarquico Oyo dominava, era a cabeca dos yorubas e Ife tinha a posicao 12, totalmente dependente de Oyo."
Asa Orisa Alaafin Oyo , instituto ligado ao Rei de Oyo - Nigéria que visa preservar as tradições da Religião Orisa, publicou nota de esclarecimento dizendo que tradicionalmente o eerindilogun , o jogo dos 16 búzios, è lançado, praticado, APENAS na "ate" ( espécie de esteira ) ou pano.
Asa Orisa Alaafin Oyo através da Dra Paula Gomes, reúne os sacerdotes e sacerdotisas de Orunmila , Osun, Sango ,Obaluaye , Oya , Yemoja , Egbe , Esu para perguntar se o uso dos buzios no opon ifa ( tábua de Madeira ) em Oyo ou em terra yoruba é comum. Eles disseram que não.
Veja o vídeo publicado: https://youtu.be/5fcqTBWFW5Y
Baba Moshood Ayoola : " o eerindilogun é para ser usado na ate não no opon ifá". ( Lagos - Nigeria) - 2018 - Sacerdote do culto Yoruba vertente Nigeriana Baba Maike Figueredo Gomes: " Em terra Yoruba é tabu jogar búzios em cima do opon ifá". " Em Ibadan com mais frequência é o uso de pano branco. ( Tradição de Ibadan) - 2017 Sacerdote do culto Yoruba vertente Nigeriana Baba Nathan Lugo: " Opon no es ate no concordo com el uso de opon para eerindilogun pero tambien hay personas que lanzan eerindilogun em platô. " Opon não é ate não concordo como uso de opon para erindilogun mas tem pessoas que lançam o erindilogun em um prato também Baba Nathan em diversas situações disse que nunca viu em terra yoruba opon ser usado para eerindilogun, disse que não é algo tradicional.
https://www.youtube.com/watch?v=HRzkSiU8Ix8 - Sacerdote do Culto Yoruba vertente Nigeriana
Baba Zarcel - Awodele
jogar Buzios no opon não é Tradicional - Sacerdote do culto Yoruba vertente Nigeriana
"OPON Ifá é a tábua sagrada de Ifá, é sobre ela que os Bàbáláwo registram os sinais do odù Ifá, tanto na consulta, como na realização do ebo rírú, com o objetivo de aquele determinado odù, testemunhar a realização do ritual e trazer Ire (sorte) para a vida do ofertante. Essa tábua pode ser usada também para amparar o agere Ifá (assentamento de Ifá), porém, não pode em hipótese alguma ser utilizada para se lançar os búzios sobre ela." 28 de junho de 2016
Baba Herick
Não se pode jogar Éérìndínlógún (Jogo dos 16 Búzios) no Opón Ifá dentro da RELIGIÃO TRADICIONAL IORUBÁ . (2018)
O MESMO NÃO É TRADICIONALMENTE UTILIZADO PARA JOGAR Ẹ́RÌNDÍNLÓGÚN (2015) https://www.facebook.com/babaagunbiade/posts/893828950693846
Sacerdote do culto Yoruba vertente Nigeriana
Adebayo Ifamuyiwa Ojebisi:
Eu acho equívoco usar opon ifa para búzios (2018)
Sacerdote do culto Yoruba vertente Nigeriana
Templo Oduduwa Brasil: na tradição iorubá se joga, sim, búzios sobre Opon Ifá, sobre peneira ou qualquer superfície plana.
Mais videos de comunidades Yoruba na Nigeria jogando buzios:

Fonte - https://www.facebook.com/orisabrasil/photos/a.900307813419420/1622595924523935/

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Completando este artigo segue um vídeo do baba Zarcel.
Publicado em 29/03/2018, acessado em 26/11/2022 às 21:26


"Jogo de Búzios no opon Ifa (Baba Zarcel Carnielli)

Baba Zarcel esclarece que os búzios na Nigeria, os búzios não são jogados no Opon Ifa, mas sobre o pano branco, ou peneira."


Link https://www.youtube.com/user/luizlmarins11/videos

ORUNMILA VS OBÁTALA A VERDADE SOBRE A SUPERIORIDADE

Postado por Ọba Ẹ̀ríbọ̀dé Bàbálòrìṣà Ọbàtálá

Postado em 26/11/2022 acessado as 20:53

Aviso que está publicado não é para ofender nem incomodar ninguém, é apenas esclarecer alguns pontos e responder aos meus seguidores que me perguntam diariamente como é que Orunmila é superior a Obatala se este é maior que o mesmo.

Eu não sou contra o culto de Orunmila, não o pratico mas não significa que seja contra ele, estar seria não respeitar seus sacerdotes ou tradição dentro da prática.
Envio meus cumprimentos aos meus amigos babalawo e aos sacerdote de Orunmila que me apoiaram com algumas perguntas referentes ao seu orisa de adoração.
Dentro do culto a Orisa sempre notamos semelhanças entre cultos, mas existe um culto a um orisa que é totalmente diferente e que o chamaram superior aos outros cultos, mesmo que este seja mais contemporâneo que os outros.
Orunmila é considerado o orisa mais jovem narrado por muitos idosos, mas não sei pode negar que seu culto é tomando força demais dentro dos cultos de orisa.
Orunmila é considerado o orisa da sabedoria e para mim foi a divindade que tomou a tarefa de recolher todas as informações, vivências, fatos do povo iorubá e traduzi-lo nos odù de ifa.
A divindade Orunmila não tem representação física como obatala com o marfim, Esu com a yangi, Sango com as edun ara... Uma vez que o ikin, tabuleiro, opele e entre outros materiais são ferramentas para comunicar com esta divindade, não tem elégío e nenhum dos seus sacerdotes tem algum vínculo ou está lidado com ele por herança.

COMO É QUE ORUNMILA NA ATUALIDADE É CONSIDERADO MAIS PODEROSO QUE TODOS OS OUTROS ORISA?
A resposta é simples... O mesmo homem entre ego, imposição e querer estar sempre acima, foi aquele que colocou o orisa da sabedoria acima dos outros.

QUÃO ANTIGO É O CULTO DE ORUNMILA EM OYO?
Em Oyo este culto é moderno e convido-os a investigar a data em que o primeiro templo foi estabelecido para Orunmila nessa região... Você não percebeu que os grandes babalawo renomados vêm de famílias de Orisa e não de famílias de Orunmila Ifá?
Vou dar como exemplo dois Babalawo reconhecidos na África e no Ocidente... Um é das famílias de Ogum e o outro das famílias de Orisa Oko e porque não vêm das famílias de Orunmila?
A resposta é simples... É o culto de adoração mais moderno entre o povo iorubá que vai tomando força demais no ocidente mas na África ainda não tão reconhecido em países como Benim, Togo e Gana... Só na Nigéria e nem todos os povos veneram o orisa da sabedoria.

Orunmila = Ojilugbedule Orun
Oji (Significa a primeira de manhã ou a primeira coisa que você faz na sua vida) Ti Oji fi owuro se
Lugbedu (Sistema de som ou alto-falante)

Orunmila foi o primeiro de todos os outros irunmole e nomeou a voz de Olodumare...
Mas como é que Obatala sendo maior, poderoso e considerado a representação de Olodumare na terra, Orunmila se torna a voz de Olodumare e considerando acima de Obatala?
Obá (Significa Rei ou Senhor)
Ta o Tan (Significa Luz)
Aala (Significa Brilho ou Luz Brilhante)
Oba tan aala o Olu tan aala (Significa o senhor da luz brilhante e do brilho)

E veremos a palavra Aala nesses ditados deixando ver que não é o dono do pano branco mas sim da luz brilhante
-Ti Ojumo ba mo ooye aala (significa quando a luz do amanhecer vai brilhar ou o brilho deve vir)
- Aala kanle nem ti Osumare (Significa O Arco-íris com sua luz brilhante chegou na outra ponta)

Obatala tornou-se mais poderoso porque não há nada que possamos fazer sem luz, não podemos ficar um sem o outro.
Quando Olodumare ordena qualquer coisa com sua voz a orunmila que aconteça, nada pode acontecer sem obatala que é a luz que brilha, mesmo quando plantamos precisamos de luz para fazê-la crescer, obatala não é o rei da roupa branca, obatala é o rei ou senhor da luz e do brilho

O QUE É TECIDO BRANCO EM YORUBÁ?
Tecido branco é Aso funfun
Não tem nada a ver com tecido branco no nome de Obatala e não só Obatala usa tecido branco, Olokun, Osun, Yemoja, Orunmila usam tecido branco.
É uma falta de respeito chamar Obatala de senhor do pano branco

QUANDO HÁ SENHOR DOS OCEANOS
SENHOR DO TROVÃO
SENHOR DOS GUERREIROS
SENHOR DA CHUVA
SENHOR DA SABEDORIA

ENTÃO SENHOR DE TECIDO BRANCO SERÁ O MENOR TÍTULO DE TODOS.
A luz é responsável por todas as criações sem luz não há poder, Obatala sendo o Senhor da Luz mantém o título mais alto de todos.

VAI CAUSAR POLÊMICA O QUE VOU DIZER, MAS TAMBÉM FURTAMOS ALGUMAS CERIMÔNIAS E RITUAIS DENTRO DO CULTO DE OBATALA.
Dentro do culto de Orunmila Ifá existe um canto que foi tirado do culto de Obatala e hoje os traduziu com provas base num verso que veremos no odu de eerindinlogun Ofun (10 queda para conversar)
Ofun -
Ofun kinkin
Ola kinkin
Oba aala ni funfun
Ada fun Oisa nla
Eyi ti yo wewe awe nire gbogbo
Ebo lawo niki oma se osigbebo nibe orubo
Alade ma n we oo
Susu ooo
Oba ala ma n we susu oo.

História.
Orisa nla estava dormindo e teve um sonho ruim que alguém manchou sua roupa branca e acordou de repente olhou para sua roupa e estava manchada e seu corpo, ficou tão chocado e orisa nla foi ao padre como aconteceu isso comigo, o padre disse-lhe que o seu inimigos estavam tentando manchar sua imagem, o padre mandou ele fazer ebo e disse que quando chegasse em casa precisaria tomar banho com folhas para limpar todo sujo, mas durante o banho o padre disse-lhe as músicas que o seu omo awo falará por ele, chegue ou para casa e convidou a todos os seus omo awo para buscar folhas para ele e ele fez o que o sacerdote lhe mandou fazer, estava tomando banho e seu omo awo estava começando as músicas e toda a sujeira desapareceu e seu corpo e suas roupas voltaram a estar em boa posição, orisa nla estava feliz e venceu todos os inimigos

CANTO QUE FOI LEVADO PELOS BABALAWO
Susu oo
Alade ma n we susu oo
Toba we tan ama ni aje
Susu oo
Alade ma n we susu oo
Toba we tan ani ire gbogbo
Susu oo
Alade ma n we susu oo.
Me preparou para tomar banho!!!
O dono da coroa está tomando banho.
Quando terminar de tomar banho vai ter riqueza
Me preparou para tomar banho!!!
O dono da coroa está tomando banho.
Quando terminar de tomar banho terá todas as bênçãos.
Me preparou para tomar banho!!!
O dono da coroa está tomando banho.

O DONO DA COROA QUEM É?
Orisanla é o dono, a coroa não Orunmila.
Dentro da cultura Yorubá os idosos desempenham um papel importante e são muito respeitados por essa razão obatala é apelido (BÀBÁ ARÚGBÓ) O pai mais velho, sem esquecer que Obatala é Igba keji eleda (O segundo depois de Olodumare)

NÃO PROCURO CRIAR DISCUSSÃO NEM DIVIDIR SÓ DESEJO ESCLARE QUE NENHUM CULTO OU ORISA ESTÁ ACIMA DE OUTRO E NENHUM ORISA É MAIS PODEROSO QUE OUTRO
Vou deixar um vídeo em que verão a minha Iyalorisa cantada dita canto que usamos quando preparamos omi ero para lavar os pedaços de obatala.
Neste Ose Obatala e hoje que estou de aniversário me auto dê este escrito do meu orisa para vocês

Créditos: Baba Okandeniye Olosun Ibu Nla
Escrito: Babalorisa Oba Eribode
Fonte - https://www.facebook.com/aworisa.obaeribode/posts/pfbid0AtxNknJVjZUpEvFxXuRxSxd9tbw2HJgxxtGMErmFWJ5EjFyioUfd4koL3tqcWrW5l

TIKTOK ERICK WOLFF

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