quinta-feira, 12 de outubro de 2023

ẸKÚ OSE ORE YEYE IYA OSUN O!

Coletamos esta postagem publicada pelo Awodire Oba Alaia OlufonAgbaye, em 12/10/2023.

'Ẹkú Ose Ore Yeye Iya Osun O!


[IORUBA]
"Osun o fe'wa kiwa
Alabosi kii re'di Osun
Osun o fe'wa kiwa
Alabosi kii re'di Osun
Bee ba Bebe ti o gbo
E kiye s'iwa yin
Bee ba Bebe ti o gbo
E kiye s'iwa yin o
Osun o fe'wa kiwa
Alabosi kii re'di Osun

[PORTUGUÊS]
Osun não gosta de mau caráter
Um fofoqueiro não vai visitar Osun
Osun não gosta de mau caráter
Um fofoqueiro não vai visitar Osun
Se você implorar e ela se recusou a ouvir
Vá e verifique a sua conduta
Se você implorar e ela se recusou a ouvir
Vá e verifique a sua conduta
Osun não gosta de mau caráter
Um fofoqueiro não vai visitar Osun"

[INGLÊS]
Osun does not like bad character
A gossiper doesn't go to visit Osun
Osun does not like bad character
A gossiper doesn't go to visit Osun
If you beg and she refused to listen
Go and check your character
If you beg and she refused to listen
Go and check your character o
Osun does not like bad character
A gossiper doesn't go to visit Osun"'


Imagem comprobatória

Link - https://www.facebook.com/photo/?fbid=815304330340243&set=a.109499160920767

segunda-feira, 9 de outubro de 2023

BARÁ LODE E AS MULHERES NO BATUQUE

Este artigo registra o debate publicado na comunidade Nação Cabinda do RS, em 04/10/2023.

Coletamos esta postagem com intuito de registrar novas informações para futuros trabalhos e registros das memórias e cultura do Batuque do RS.




Os seguem comentários do debate:

Meg Elizabete G Mocelin Comin

Bom,eu muitas vezes limpei ,fiz frentes e ecós para lodê,era informada que a única mulher que poderia fazer,eram as filhas de Yemanjá... inclusive,depenar aves e fazer suas inhelas . ..Pois então,sempre fui muitíssima abençoada por o poderoso Orixá Bará Lodê e nunca precisei tirar saia e vestir calças .. E,quando um vinha ao mundo eu,batia cabeça pra ele e era muito acarinhada e abraçada pelo mesmo...ent,fica aí minha dúvida, sobre todas essas restrições.


Erick Wolff

[Meg Elizabete G Mocelin Comin] interessante informação, anotamos para futuros trabalhos.

Saberia informar, por gentileza, por que na sua família somente mulheres de yemanja mexem com lode?

E se há mulheres feitas para lode?


Meg Elizabete G Mocelin Comin

[Erick Wolff] 1-conforme ensinada, Yemanjá é a Mãe e sendo assim,as filhas(prontas)podiam ter essa responsabilidade,caso fosse assim,revelado no jogo de búzios.

2-TODAS as mulheres tinham o assentamento do Lodê!

3-SIM...haviam (não sei se ainda vivem)filhas prontas para Orixá Lodê.

Era cortado o 4, pés na porta de entrada do salão e, não no peji.

Tinha uma irmã (Jane)de Lodê pronta com irunmale sento e cujo orixá chegava no mundo,lindo demais!Ela faleceu em 2011,bem jovem.

Naçao Oyó.


Erick Wolff

[Meg Elizabete G Mocelin Comin] imensamente grato pela gentileza de responder pela sua família, porém, não querendo me aprofundar nos fundamentos, apenas na tradição e cultura, por favor, ficaram mais umas pequenas duvidas, seguem:

1 - a irmã informou que “a feitura das mulheres para Lode, era feito na porta da entrada do salão”, neste caso, ficando distante do Para (quarto de orixás) elas ficam de frente para o Lode ou de costas para ele.

2 - Se todas as mulheres tinham o assentamento do Lode sento, então as mulheres de Yemanja tinham qual função?

G Mocelin Comin

Supercolaborador

1-de frente para o Lodê sentada na porta do salão .

2-Todas as funções,como qualquer outra!e quando digo todas,é TODAS MESMO Desde a limpeza do salão e arrumação do peji em dias(e não dias)de obrigação, em conjunto com todas as outras!Todas eram iguais aos olhos dos Orixás...nenhuma melhor que a outra!


Considerações

Na família da Meg Elizabete G Mocelin Comin, a mulher que será iniciada para o Lode, recebe obrigação na porta do templo, neste caso ela fica de frente de para o pátio onde ficam os assentamentos do Bará Lode. 

Há famílias do Batuque, que na feitura de mulheres para o Bará Lode, o ritual é feito na porta do salão, no entanto, se posicionam frente para o quarto de orixá e de costas para o pátio onde fica o assentamento do Bará Lode.

Na família da Meg Elizabete G Mocelin Comin, as filhas de Yemanjá ficam encarregadas de cuidar e tratar do bara Lode, no entanto, Meg também informa que não são somente as mulheres de Yemanjá que lidam com este orixá.


Imagens comprobatórias 







Link onde ocorreu o debate:
https://www.facebook.com/groups/1444295859135612/posts/3608106509421192/

POLÍCIA NIGERIANA PRENDE CHEFE POR SE PASSAR POR MONARCA IORUBÁ NO BRASIL E ENFRENTA 5 ACUSAÇÕES

O artigo Nigerian Police Arrest Chief For Impersonating Yoruba Monarch In Brazil, foi postado no The Ancestral News, no último dia 8 de outubro de 2023.

Neste artigo relata a prisão do chefe Adeyinka Adesina Akofe Obawale, que se passou por um rei em terras brasileiras. 

"POLÍCIA NIGERIANA PRENDE CHEFE POR SE PASSAR POR MONARCA IORUBÁ NO BRASIL E ENFRENTA 5 ACUSAÇÕES 

Por ADEYINKA OLAIYA

Postado em 8 DE OUTUBRO DE 2023,



A polícia nigeriana prendeu a chefe Adeyinka Adesina Akofe Obawale, tradicionalista nigeriana, por se passar por um monarca iorubá no Brasil. O cacique Adeyinka Adesina Akofe Obawale, que viajou ao Brasil para promover o reino de Oje, foi acusado de desfilar como Arole Oje, alegando ser o Olu Oje do Reino de Oje, que é uma das linhagens dos descendentes de Orunmila.



Relatórios de Osogbo, onde o suspeito está atualmente detido, indicam que H.R.M Oba Sikiru Adeyeba Adeniji, Ompetu Olojudo, ldo, lfe e o chefe supremo do Reino de Oje, relataram oficialmente às autoridades nigerianas que o chefe Adeyinka Adesina Akofe nunca foi coroado como rei em nenhum reino iorubá ou Oje. Ele acusou o indivíduo detido de se passar pelo Olu Oje para obter vantagens dentro da sociedade brasileira de tradicionalistas.

(Adeyinka Adesina Akofe In Brazil)

The police have charged the chief with five counts, including threats to lives and impersonation of traditional authorities in diaspora

(Pinturas Divinas de Adeyinka Olaiya/Brasil /+55 11 977141532)

Segundo fontes, durante sua visita ao Brasil, o cacique Adeyinka promoveu ativamente a cultura iorubá, fazendo visitas a casas de assembleias, locais de culto de Ifá Orisa, colégios, eventos e desfiles. Ele já havia apresentado fotografias alegando que foi coroado pelo Ompetu Olujudo, uma alegação que o Onipetu agora contesta.

(Adeyinka Adesina Akofe em Benin Repúblic como um monarca)

Falando ao Ancestral News após a prisão em 5 de outubro, o Ompetu Olujudo afirmou que Adeyinka Akofe não é um verdadeiro reflexo de um Oba iorubá e detalhou seu histórico de imitação em vários papéis.

Vídeos e gravações de áudio compartilhados com o Ancestral News revelaram que o chefe preso também ameaçou prejudicar as famílias de outro indivíduo, o chefe Fatai Toromade, em Osogbo, na Nigéria.

(A cerimônia de coroação de acordo com Adeyinka Adesina Akofe)

Informações do departamento de polícia de Osogbo revelam que o acusado, atualmente encarcerado em Osogbo, deve comparecer perante um tribunal em 13 de outubro de 2023.

De acordo com o Onipetu, o chefe supremo do reino de Oje, Oba Sikiru Adeyeba Adeniyi, Ompetu Olujudo, Ife, respondendo à foto onde ele foi visto aparentemente coroando o suposto monarca falso chefe Adeyinka Akofe, ele afirmou: "Eu não sabia que ele era um impostor. Ele apareceu no meu palácio durante meu aniversário de 50 anos e pediu minhas bênçãos. Eu apenas usei minha coroa para oferecer uma oração por ele, sem saber que ele mais tarde usaria tal imagem para alegar falsamente que eu o coroava. Ele vem conferindo títulos como se fosse um monarca. Se eu o coroasse, ele deveria prestar depoimento à polícia", comentou o Onipetu.

Fatah Toromade, um defensor da cultura e da tradição que viaja frequentemente entre Osogbo e o Brasil, compartilhou recentemente um incidente profundamente preocupante com um correspondente da Ancestral News na Nigéria. Ele revelou um plano perturbador orquestrado pelo chefe Adeyinka, o suposto falso monarca, envolvendo assassinos de aluguel visando Toromade e sua família. Esta situação angustiante originou-se de suas joint ventures na Nigéria, com o chefe Adeyinka tentando escapar de suas obrigações financeiras.


Oba Olujudo em pé com a coroa supostamente abençoando Adeyinka Akofe durante seu aniversário

Quando questionado sobre sua escolha de manter negócios e uma amizade com o impostor, apesar de estar plenamente ciente de suas ações enganosas, Toromade esclareceu as circunstâncias. "A chefe Adeyinka Akofe colaborou exclusivamente comigo em projetos de medicina tradicional. No entanto, ele acabou recorrendo a ameaças contra minha família na tentativa de fugir do pagamento pelo trabalho que eu havia realizado para um cliente no estado de Kogi. Esse incidente ocorreu em um local onde ele havia alegado falsamente ter sido coroado como rei", explicou Toromade.

(Adeyinka Akofe algemada pela polícia)

Expressando sua posição sobre a situação, Fatah Toromade transmitiu: "O chefe Adeyinka Akofe deverá responder a todas essas acusações, incluindo suas falsas alegações de ser um monarca no Brasil. Está mais do que na hora de começarmos a limpar e defender a integridade da religião tradicional iorubá na diáspora, antes que indivíduos como esse manchem nossas tradições reverenciadas. Ele está atualmente sob custódia policial", afirmou Toromade.

O chefe Fatah Toromade, o defensor da cultura e tradição que denunciou que o chefe detido Adeyinka Akofe havia contratado assassinos para eliminá-lo.

Babatunde Adesewa, um tradicionalista e chefe de Osogbo, Estado de Osun, compartilhou com o Ancestral News que o conflito é interno. Ele insiste que Adeyinka Akofe não foi preso por falsificação de identidade, mas por supostas ameaças à vida de Oba Olujudo e da família do chefe Toromade. Ele enfatizou que a acusação de se passar por um monarca é falsa e tem origem em seus inimigos dentro do círculo tradicional, que não parariam em nada para desacreditá-lo. Babatunde revelou ainda que a delegacia de polícia em Osogbo não incluiu se passar por um monarca nas acusações; em vez disso, eles se concentraram em incidentes com risco de vida, como revelado em gravações de áudio onde Adeyinka solicitou assassinos contratados para eliminar seus oponentes.

HRM Oba Sikiru Adeyeba , Ompetu Olujudo Ife , o chefe supremo do reino de Oje em todo o mundo.

"Eram todos amigos e familiares engajados nos mesmos empreendimentos até que surgiu uma disputa, decorrente de uma viagem ao Brasil que catapultou Adeyinka para a fama mundial. Babatunde questionou: "Se ele não é um rei, por que ele conferiu títulos, mesmo a embaixadores na Nigéria? Por que ele se sentou ao lado de monarcas usando uma coroa? Por que ele viajou pela África com o apoio daqueles que agora o acusam de falsificação de identidade?" Ele pediu que as pessoas revisassem seus vídeos, destacando que esses homens estavam consistentemente juntos. Babatunde concluiu: "Não há base para a falsificação de identidade aqui; são falsidades fabricadas. Se ele é culpado, então todos eles devem ser presos também, pois conspiraram juntos."

Segundo nigerianos no Brasil que observaram as atividades do suposto falso monarca durante seu tempo no Brasil, o cacique Adeyinka Akofe, como rei ou não, apresentou conduta exemplar enquanto esteve no Brasil. "Oba Adeyinka Akofe representou a Nigéria de forma admirável no Brasil, promovendo nossa cultura de forma ainda mais eficaz do que alguns daqueles que se dizem reis legítimos. Só na Nigéria você vê Adegun hoje, Adeogun amanhã. Quem pode discernir a verdade?", comentou KFA Valentine, astro nigeriano da Fuji no Brasil.

(A delegacia de Osogbo onde Adeyinka Akofe está atualmente detida)

Em resposta aos incidentes, uma tradicionalista iorubá brasileira, Babalorisa Areola Figueiredo, declarou: "Deve haver dedicação e sinceridade de nossas famílias iorubás nigerianas. Precisamos de iorubás da Nigéria que nos ensinem mais e nos aproximem de nossas raízes, não de indivíduos que nem mesmo são tradicionalistas tentando se impor como autoridades tradicionais no Brasil. Isso é muito desanimador. Não consigo acreditar que a pessoa que minha família admirava enquanto estava no Brasil nunca foi um rei. Destacou-se como embaixador cultural; ele deveria ter aderido a isso em vez de aspirar a ser rei", disse a brasileira Babalorisa.

Vale ressaltar que a religião tradicional iorubá está crescendo rapidamente na diáspora, sendo o Brasil um dos principais países onde a religião Ifá Orisá está ganhando força. O governo brasileiro investe milhões de dólares anualmente para promover as religiões tradicionais africanas no país. A crescente presença de impostores da Nigéria reivindicando vários títulos no Brasil levantou preocupações a ponto de brasileiros começarem a duvidar da credibilidade dos padres nigerianos.

domingo, 8 de outubro de 2023

QUEM É XANGÔ KAMUKÁ? [NO BLOG: UMBANDA DE VERDADE (AFRO-INDIGENA)]

Para registros da Cultura e memórias do Batuque, esta postagem foi publicada na UMBANDA DE VERDADE (AFRO-INDIGENA), uma comunidade aberta a qual, todos podem ler, porém, precisam pedir permissão para comentar.

Ao pedirmos autorização e a postagem foi apagada, entretanto, para registro já havíamos coletado o texto e imagens comprobatórias. 

Para melhorar visualmente e facilitar a leitura, adaptamos a postagem para o Blog, assim o leitor poderá acompanhar o pensamento e compreender o que o autor desejava expressar.

Importante destacarmos que o texto começa definindo Xangô Kamuka como uma divindade, enquanto algumas pessoas cometiam o equivoco em dizer que Kamuka seria um Egun, desconsiderando que orixá não vira Egun, nem morre. 

[...] Xangô Kamuká é o Rei da Nação religiosa de Cabinda. Este magnifico Orixá é exclusivamente cultuado na Nação de Cabinda, ou seja, Xangô Kamuká naõ é cultuado por outras Nações. [...]

[...] O fato de Xangô Kamuká não ser cultuado pelas demais Nações religiosas no estado do Rio Grande do Sul, apenas podendo ser cultuado na Cabinda e também de não poder ser assentado para pessoa alguma na Nação religiosa de Cabinda [...]

Professor Denis de Ode, informa que:

Voltando ao texto do blog, sem citar fonte o autor do artigo afirma que  "Baruálofina" seria o sobrenome do Xangô do pai Waldemar:

[...] Xangô Agodô Kamuká Baruálofina é o Rei da Nação religiosa de Cabinda, praticada e cultuada no estado do Rio Grande do Sul. Xangô é o nome do Orixá, Agodô é a classe deste Orixá, Kamucá é o nome deste Orixá Rei, que foi assentado para o Babalorixá Rei Waldemar Antonio dos Santos, Baruálofina é o sobrenome deste Orixá Rei da Nação de Cabinda. Kamuká não é classe do Orixá Xangô, é um nome apenas. [...] (o grifo é nosso)

Neste trecho, afirma que a Nação Kanbina seria regida por Egun:

[...] A Nação religiosa de Cabinda é uma Nação regida por Eguns. [...] 

A seguir, novamente sem citar as devidas fontes, o autor afirma que: 

[...]É simples, imaginamos que algum Babalorixá ou Yalorixá da Nação de Cabinda assente o Orixá Xangô Kamuká Baruálofina para algum dos seus filhos de religião, este filho ou filha, a partir da primeira gota de sangue (axorô) que caia sobre a sua cabeça (Eledá) ou Ocutá, estaria de volta á terra o Rei da Nação religiosa de Cabinda. Se o Xangô Kamuká incorporasse no filho ou filha, o Babalorixá ou Yalorixá teria que se curvar, bater cabeça para aquele Orixá Rei da Nação de Cabinda. [...]

Sem fontes ou alguma testemunha viva, não é possível checar a veracidade desta fala: 

[...] A frase dita não pelo pai Waldemar e sim pelo pai Kamuká foi: Depois de mim, não pegarei mais cabeça e nem mais serei assentado, permanecerei como protetor da minha nação![...] 

Considerações 

Segundo fontes e informantes pai Waldemar era de Xangô Agodo. (vide fontes virtuais)

Não há registros que comprovem que "Baruálofina" seja o oruko do Xangô do pai Waldemar.

Pai Waldemar tinha um Kamuka no pátio, que tomava conta da família, por isso, ele ficou conhecido como Waldemar do Kamuka.

Há registros de filhos do pai Henrique feitos para Xangô Kamuka.

Há registros de Kamuka sento. (vide fontes virtuais)

Não há registros da existência de um Xangô Kamuka entre os Banto.

Não há registros, nem testemunhas de que o Xangô do pai Waldemar enquanto ocupado, tenha deixado alguma mensagem, por isso, atualmente trata-se de uma lenda, a qual é repetida, mas sem seja  possível comprovação cientifica. 

Texto completo: 


"Quem é Xangô Kamuká?

Xangô Kamuká é o Rei da Nação religiosa de Cabinda. Este magnifico Orixá é exclusivamente cultuado na Nação de Cabinda, ou seja, Xangô Kamuká naõ é cultuado por outras Nações. Quando alguns se arriscam em falar ou palpitar sobre Xangô Kamuká o fazem de forma fria e até com ares de zombaria em suas "análises", ignorando a sua grandiosa força espiritual.

Também na qualidade de Rei desta populosa Nação religiosa, que é a maior Nação no estado do Rio Grande do Sul em números de adeptos e de templos de religião instalados.

Xangô Agodô Kamuká Baruálofina é o Rei da Nação religiosa de Cabinda, praticada e cultuada no estado do Rio Grande do Sul. Xangô é o nome do Orixá, Agodô é a classe deste Orixá, Kamucá é o nome deste Orixá Rei, que foi assentado para o Babalorixá Rei Waldemar Antonio dos Santos, Baruálofina é o sobrenome deste Orixá Rei da Nação de Cabinda. Kamuká não é classe do Orixá Xangô, é um nome apenas. 

Diferentemente das demais Nações em que os religiosos (por receio dos inimigos ou por desconhecimento) costumam omitir o nome do seu Orixá de cabeça, os Cabindeiros costumam se apresentar sempre declarando o nome de seu Orixá de cabeça. A classe do Orixá não é apresentada por uma questão de costume. Em nenhuma nação religiosa originária da áfrica daquelas praticadas e cultuadas no Rio Grande do Sul, sejam estas puras ou misturadas é assentado qualquer Orixá no Balé, portanto o Rei Xangô Kamuká teve o seu assentamento realizado para o seu filho Babalorixá Rei Waldemar Antonio Dos Santos dentro do Pejí (Quarto de Santo). 

A Nação religiosa de Cabinda é uma Nação regida por Eguns. O fato de Xangô Kamuká não ser cultuado pelas demais Nações religiosas no estado do Rio Grande do Sul, apenas podendo ser cultuado na Cabinda e também de não poder ser assentado para pessoa alguma na Nação religiosa de Cabinda, se dá por uma questão de respeito ao grandioso Babalorixá Waldemar Antonio dos Santos falecido em 15 de setembro de 1935. 

É simples, imaginamos que algum Babalorixá ou Yalorixá da Nação de Cabinda assente o Orixá Xangô Kamuká Baruálofina para algum dos seus filhos de religião, este filho ou filha, a partir da primeira gota de sangue (axorô) que caia sobre a sua cabeça (Eledá) ou Ocutá, estaria de volta á terra o Rei da Nação religiosa de Cabinda. Se o Xangô Kamuká incorporasse no filho ou filha, o Babalorixá ou Yalorixá teria que se curvar, bater cabeça para aquele Orixá Rei da Nação de Cabinda.

O Babalorixá Waldemar de Xangô Kamuká Baruálofina nasceu em 24 de agosto de 1883 e faleceu em 15 de setembro de 1935.

Autoria Zezé de Oxalá (In-Memorian)

A frase dita não pelo pai Waldemar e sim pelo pai Kamuká foi: Depois de mim, não pegarei mais cabeça e nem mais serei assentado, permanecerei como protetor da minha nação!

Peço a atenção de @todos 

Conteúdo sensível! Estamos falando de Cabinda, uma Nação/vertente específica de matriz africana, portanto não analise o tema sob outra perspectiva. Leia as regras do grupo antes de comentar."


Imagem comprobatória:


  


Link https://www.facebook.com/groups/515292469554413/permalink/735095234240801/


Fontes virtuais:
KAMUKA NA NIGÉRIA
https://www.facebook.com/groups/515292469554413/permalink/735095234240801/


Homenagem a Waldemar Antonio dos Santos, patrono e fundador da tradição Kànbína do Batuque do R.S.
https://iledeobokum.blogspot.com/2015/11/homenagem-waldemar-antonio-dos-santos.html


KANBINA: ORIGENS IORUBÁ E CONTINUIDADE NO BATUQUE DO RS
https://iledeobokum.blogspot.com/2019/12/kanbina-origens-ioruba-e-continuidade.html

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

TRADIÇÃO ORAL NÃO SÃO FOLHAS SECAS SOLTAS AO VENTO

Este ensaio tem por finalidade registrar postagens publicadas sem fontes ou referencias são jogadas na internet, não sabemos se por inocência ou por capciosidade, criam mitos e conceitos que algumas vezes não estariam alinhados com a Matriz Afro religiosa. 

Na página do irmão leigo, houve uma publicação, solicitamos gentilmente as fontes, porem, ele nos informou que se tratava de fontes orais, por isso, resolvemos registrar no nosso canal para que posteriormente sejam checadas as devidas fontes e devidamente fornecidas. 


"LINDOS MITOS DOS IBEJIS (COSEME E DAMIÃO)
Caríssimos.
Compartilho alguns lindos mitos sobre os gêmeos (ou trigêmeos) Ibejis e Doum.
Ibeji são as divindades gêmeas do Candomblé, são os Orixás crianças, que regem a esperança, a alegria, a prosperidade e a sorte.
Um dos mitos africanos conta que:
(…) os Ibejis eram filhos de Xangô com Iansã e que os gêmeos foram abandonados à beira de um rio, logo após o nascimento.
Oxum, que estava a passear por perto, escutou o choro das crianças gêmeas e após procurar de onde viria aquele choro, ela os encontrou.
Conta o mito que os recém-nascidos, ao verem Oxum, logo pararam de chorar e sorriram para Oxum, o que fez o seu coração se derreter de amor pelos pequeninos.
Assim, de uma desesperança à morte, tivemos a esperança da vida, na qual os dois Orixás gêmeos passaram a ser filhos de Oxum, ganhando os nomes de “Taiwo” (o primeiro que chegou no mundo) e “Kehinde” (o último que chegou no mundo).
Este mito do Orixá duplo Ibejis expressa a fé e a boa esperança no futuro, pois seu futuro era incerto, mas Oxum os salvou.
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Outro mito conta como os Ibejis enganaram a morte:
(…) A vida dos Ibejis era apenas brincar e tocar uns pequenos tambores mágicos.
Nesta mesma época, Iku (a Morte) colocou armadilhas em todos os caminhos para comer os seres humanos.
Vendo que muitos seres humanos morriam prematuramente nas armadilhas de Iku (a morte), normalmente antes de completarem sete anos, os irmãos gêmeos começaram a tocar seus tambores para Iku, que se pôs a dançar inebriantemente, esquecendo de caçar a humanidade com suas armadilhas.
Iku (a morte) não percebeu que os Ibejis se revezavam no toque do tambor, impedindo que continuasse sua caça.
Iku (a morte) ficou muito cansada, pois não conseguia parar de dançar com o som dos tambores.
Assim, Iku fez um acordo com Ibejis, onde os gêmeos deveriam parar de tocar os tambores e Icu (a Morte) retiraria suas armadilhas.
Assim os homens pararam de morrer prematuramente nas armadilhas de Iku e os Ibejis ganharam a fama de serem Orixás muito poderosos da vida da humanidade, principalmente das crianças até sete anos de idade.
Este mito do orixá duplo Ibejis expressa que os homens, enquanto brincam e dançam, são felizes e aumentam seu tempo de vida na terra, evitam as armadilhas da morte. E que a tristeza é um grande fator para a morte prematura.
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Outro mito sobre Ibejis conta que:
(…) os gêmeos queriam vir ao mundo, porém tinham medo de vir e serem infelizes.
Assim “Taiwo” foi o primeiro que veio ao mundo, com intuito de dizer ao seu irmão se este mundo era bom ou ruim para nascer.
Porém após nascer, Taiwo não conseguia mais se comunicar com seu irmão que ainda estava no mundo espiritual, não podendo lhe contar que este mundo era muito bom para nascer e viver.
Assim, Doum (Idowu em Iorubá) veio ao mundo e ao nascer, logo morreu prematuramente, retornando para o mundo espiritual, para poder contar sobre este mundo ao outro irmão gêmeo. Outra versão diz que Doun viveu sete anos antes de retornar ao mundo e spiritual, personificando por isto as crianças de até 7 anos de idade.
Assim, sabendo que este mundo era bom, “Kehinde” foi o último dos irmãos que chegou no mundo, nascendo como irmão gêmeos de Taiwo.
Neste mito, temos conhecimento de que os Ibejis não são apenas gêmeos, mas trigêmeos, e que Doum (Idowu) corresponde aquele que não veio ou aquele que viveu até sete anos.
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No Brasil, os Ibejis foram sincretizados com os santos gêmeos católicos Cosme e Damião. Assim, temos o mito católico de Cosme e Damião, que conta:
(…) ainda jovens, os irmãos gêmeos Cosme de Damião decidiram estudar medicina e foram para a Síria. Após formados, passaram a exercer atendimento à população carente.
Os irmãos usavam a fé, unida aos conhecimentos científicos, como poder de cura. Como forma de caridade e amor, eles realizavam tratamentos gratuitos para as pessoas que não podiam pagar e para as crianças doentes, davam balas para a amenizar o sofrimento.
A fama de Cosme e Damião despertou a ira do imperador Diocleciano, que deu ordens imediatas para que os dois médicos cristãos fossem presos, acusados de feitiçaria e de usarem meios diabólicos em suas curas.
Os irmãos foram torturados e mortos.
Hoje, santificados, Cosme e Damião são lembrados, através dos doces que costumavam distribuir como exemplos de solidariedade e cuidado.
Este mito do orixá duplo Ibejis expressa que a cura espiritual não está nas igrejas ou templos, mas no amor e na caridade existente no interior de cada ser humano.


Fonte https://www.facebook.com/photo?fbid=696931692330341&set=a.108397044517145








REFLEXÃO RÁPIDA SOBRE TRADIÇÃO ORAL

Vansina, diz que:



[...] Assim, cada trabalho deverá explicar como as tradições foram coletadas, e fornecer uma breve lista de fontes, e informantes, que possibilitará ao leitor formar uma opinião sobre a qualidade da coleta, e compreender por que o autor escolheu uma determinada fonte, em vez de outra. Pela mesma razão, cada fonte oral deve ser citada separadamente no trabalho. O trabalho que diz: “...a tradição conta que...” [ou “...pesquisa de campo em...”], faz uma generalização perigosa [...] (o colchete é nosso).


https://iledeobokum.blogspot.com/2021/10/reflexao-rapida-sobre-tradicao-oral.html 

COMO UM EXU DA QUIMBANDA VIROU UM BARÁ DE NAÇÃO: O ESTUDO DE CASO DO EXU DE MÃE NELI.

Neste vídeo estudamos o caso do Exu de mãe Neli, uma descendente e testemunha do caso relatam o ocorrido.


Estudo do caso: 


Veja o vídeo completo:



Eneida de Oxalá, filha da mãe Neli de Oia Tóla.

Neste vídeo mãe Eneida explica que o pai João do Bara Byi, através do jogo viu que o Exu Tiriri (entidade da Quimbanda) da mãe Neli, evoluiu para orixá Lode, e determinou que ele seria cultuado na Quimbanda e no Batuque.
https://www.facebook.com/100064076743537/videos/1778289522569469

Fonte Pai Rudmar


https://www.facebook.com/rudmarmartins

TIKTOK ERICK WOLFF

https://www.tiktok.com/@erickwolff8?is_from_webapp=1&sender_device=pc