quarta-feira, 1 de maio de 2024

A COMUNIDADE DO BATUQUE DEBATE SOBRE ORIXÁ NO RITUAL DO BORI

Esta postagem foi coletada em 01/05/2024, do grupo Nação Cabinda do RS, no Facebook, postado em 28/04/2024.

Nela o debate foi sobre conceitos de Ori da Matriz e da diáspora batuqueira:


"O RITUAL DO BORI
O bori é um ritual do Ori, orixá não come no bori, por isso, se orixá comer é ritual de orixá.
JÁ FIZERAMA PERGUNTA PARA SI:
Se os conceitos filosóficos dos rituais de Ori, vieram da matriz Africana, por que atualmente, existem diferenças entre alguns ritos de algumas famílias dos segmentos de religiões afro-brasileiras?!?!"

Os comentários foram:

"Alexandre Rocha

Primeiro há religião,não veio só de uma parte da África.outra aqui mesmo,teve algumas modificações.


Erick Wolff

[Alexandre Rocha] sim, parcialmente tem razão, quando nos referimos a diversidade podemos dizer que as religiões "não vieram só de uma parte da África", no entanto, o culto de Ori pertence ao povo Ioruba, ou seja, os Banto e os Fom, não cultuam Ori nem fazem Bori.


Erick Wolff

E não podemos esquecer que, mesmo que a diáspora tenha que se adaptar e ressignificar para sobreviver, ainda assim, os conceitos básicos para que seja reconhecido devem ser preservados, um exemplo são as famílias do Batuque que preservaram o Bori para Ori.


Alan Machado

Então seu ritual de bori é diferente de todos os batuqueiros. Parabéns, só vc está correto👍🏻


Erick Wolff

[Alan Machado] respeitosamente, o tema não sou eu, nem o que pratico. Peço gentilmente que mantenha no tema.

Grato.


Erick Wolff

CONTRIBUINDO COM O TEMA BORI PARA ORI DO BATUQUE PUBLICADO EM 2012

Não é por que a maioria atualmente não faça que esteja errado, pois Bori alimenta ori.

ILÉ-ORÍ E A CREMEIRA: A NOÇÃO DE PESSOA NO BATUQUE DO RS

Rudinei O. Borba 1 (2012)

https://luizlmarins.wordpress.com/wp-content/uploads/2022/07/o-ile-ori-a-cremeira-e-a-nocao-de-pessoa-no-batuque-do-rs.pdf


Erick Wolff

[Mário Oxalá Obokun] ai na sua casa talvez não mas aqui no sul temos sim, vc tem toda a liberdade de fazer como desejar, mas não pode ignorar quem faz aqui.


Mário Oxalá Obokun

Ninguem faz aqui


Erick Wolff

[Mário Oxalá Obokun] ja citei as fontes, pode ir na casa das pessoas e conferir, todos inclusive sao de porto alegre.... e seguimentos diferentes.

para nao cansar as pessoas encerro contigo, caso tenha outro assunto para acrescentar, será bem vindo.


Mário Oxalá Obokun

Me responda a pergunta do galo vermelho na cabeça de filho de Oxalá.

Aqui pode ?


Erick Wolff

Mário Oxalá Obokun primeiro preciso que conceitue, qual ori se refere


Mário Oxalá Obokun

No batuque do RS.

Numa obrigação de Ori, na qual vc diz que quem define é próprio Ori.

Pode-se matar um galo vermelho na cabeça de um filho de Oxalá ?


Erick Wolff

[Mário Oxalá Obokun] por gentileza, eu necessito que defina o ori a qual esta se referindo, para poder responder.


Mário Oxalá Obokun

Ja desenhei ... Obrigaçao de Bori no batuque do RS


Erick Wolff

[Mário Oxalá Obokun] me desculpe, por gentileza, mas vc esta falando do ritual, conceitue o ori da sua pergunta.


Erick Wolff

Outra contribuição

COSTUMES E RITOS DO BATUQUEO DO RS, SEGMENTO OYO.

https://iledeobokum.blogspot.com/2022/12/costumes-e-ritos-do-batuqueo-do-rs.html


Erick Wolff

Mário Oxalá Obokun aqui no Batuque podemos ver bori para ori sim.


Claudete Welpe de Aguiar

Fico bem feliz por ser modificado porque não sei muito mas umas delas e que me parece que o cachorro seria sacrificado em nome de Ogum aqui com serteza muitas pessoas não fariam esta sacralização,me perdoe se falei bobagem mas a algum tempo li algo assim 👍


Philyp Tyago Xavier Rodrigues

Bem então o que pode ocorrer é o nosso povo chamar secularmente um rito que não seria o Bori africano, de Bori.

Pois no que eu conheço sempre vai aves do orixas do iniciado... logo não faz sentido ser exclusivo de ori


Erick Wolff

[Claudete Welpe de Aguiar] mais ou menos, veja o sacerdote tratando de Ogun:

O VALOR DO EJE: MENOS É MAIS

https://iledeobokum.blogspot.com/2022/07/o-valor-do-eje-menos-e-mais.html


Erick Wolff

Boa noite [Philyp Tyago Xavier Rodrigues], respeitosamente como vc mesmo disse, " é o que conhece" , se puder ver as minhas indicações sao batuqueiros que praticam o Bori para ori.


Mário Oxalá Obokun

[Erick Wolff] esse bori para Ori... quem define o que vai na obrigação?


Mário Oxalá Obokun

Aqui no batuque do RS o Orixá come junto

Sempre está presente a TODO culto de Ori


Erick Wolff

O próprio Ori que define, se é ele quem vai comer. Mário Oxalá Obokun


Mário Oxalá Obokun

[Erick Wolff] Tu sabes que aqui não é assim. Pode o ori de un filho de Oxalá pedir um agalo vermelho aqui no Batuque do RS ?


Erick Wolff

Uma coisa que costume ver, quase igual ao que o [Philyp Tyago Xavier Rodrigues] falou, é no bori somente aves, porem neste caso para ori.


Erick Wolff

Importante destacar, que com esta postagem não queremos converter ninguém, nem que mudem o que fazem, apenas peço que não ignorem quem faz e cultua o ori no Batuque, nem ignorem o conceito de ori na matriz."


Link https://www.facebook.com/groups/1444295859135612/posts/3744526595779182/

Revisado e aumentado em 31/07/2024

Nesta revisão acrescentamos comentários de um ex integrante do Batuque, que fala sobre a experiência dele durante o tempo que vivenciou esta religião.
A conversa ocorre na plataforma TikTok, na postagem: 

"A IMPORTÂNCIA E UTILIDADE DA MANTEIGUEIRA NO BORI
Os ritos e ligações do Ori e do Individuo."

Vejamos:


"Ijo Ifa Ogbeyonu

Seria bem verdade isso se aquela mantegeira tivesse sido feita para o Orisa Ori da pessoa e não associada com seu(a) "Pai/Mãe" de cabeça. Mas no batuque não há Orisa Ori, pois ori é filho de um Orisa.

 

Ijo Ifa Ogbeyonu

Seria bem verdade isso se aquela mantegeira tivesse sido feita para o Orisa Ori da pessoa e não associada com seu(a) "Pai/Mãe" de cabeça. Mas no batuque não há Orisa Ori, pois ori é filho de um Orisa.

 Ijo Ifa Ogbeyonu

Em 1993 nem se ouvia falar em Ori. Participei do Batuque por 20 anos e nunca vi Ori respondendo em Buzio. Ora, se nem todos fazem bori vinculado a Orisa, como Ori se comunica sem Orisa?


Ijo Ifa Ogbeyonu

Absolutista? Jamais. No entanto, o Batuque através do Buzio não tem resposta de Ori diretamente, pois Ori no batuque é filho de outro Orisa. Só isso, bem diferente da cultura yoruba, só isso"

Link https://www.tiktok.com/@erick_wolff8/video/7394939244638178565?browserMode=1 

Imagens comprobatórias 







Tik Tok





terça-feira, 30 de abril de 2024

CENTRO RELIGIOSO ALDEIA PAI FLECHA DOURADA

Este ensaio tem o intuito de registrar a Umbanda do CENTRO RELIGIOSO ALDEIA PAI FLECHA DOURADA, que não destaca o sincretismo em seu altar.
Acessado em 30/04/2024










Rua Ministro Junqueira Ayres, 54, São Paulo, SP, Brazil

(11) 98875-4644

aldeiapaiflechadourada@outlook.com

aldeiapaiflechadourada.com.br

sexta-feira, 26 de abril de 2024

OBATALA CRIA O MUNDO (Dhadar Faseyi)

No perfil - CASA DO ISANI OBATALA E YEMÒÓ, no Facebok, que possui como foto do perfil a imagem de Dhadar Faseyi, filho biológico do Obalesun do Templo de Obatala em Ile-Ife, foi publicado um extrato do mito ioruba da criação no qual afirma-se que Obatala é o criador da Terra, sem fazer nenhuma referencia à Oduduwa.

Apenas para lembrar, em 2018 Suzana Dias coletou um mito diretamente do Obalesun " A Narração de Uma Idéia" traduzido pelo próprio Dhadar, no qual é informado que Oduduwa criou a terra no lugar de seu irmão Obatala, que dormia. Recentemente foi lançado pela Unicamp  livro "Obatala criador de criaturas" que traz o mesmo mito.

Isto nos faz pressupor que talvez possa existir um mito público externo que vise atender às necessidades políticas do bom relacionamento com o Ooni Ife para, através dos mitos manter a posse da terra e o governo político  x um mito interno com funções apenas teológicas narrado somente aos iniciados. 

Segue a imagem do post publicado no Facebook:

 

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Texto, transcrição e adaptação: Luiz L. Marins


 

 

segunda-feira, 22 de abril de 2024

PRÍNCIPE DOS BATUQUES (JORNAL DO BATUQUEIRO)

Esta postagem foi coletada da página do Facebook, Jornal do Batuqueiro, administrado por Alexsandro Dolzan Vaz, postado em 19/04/2024, acessado em 22/04/2024.
O intuito deste registro é preservar a memória e a história do Batuque do Rio Grande do Sul.  



"PRÍNCIPE DOS BATUQUES
Jornal do Batuqueiro
19/04/2024

No começo do século passado no Rio Grande do Sul, existiam Reis, Rainhas, Príncipes e Princesas. Esses títulos no Batuque Gaúcho eram como se fosse um grau de elevação pelo conhecimento acumulado e seu destaque na sua comunidade. Rei Nagô, Princesa Emília, Príncipe Chico, Príncipe Custódio, Princesa Joaquina e outros Sacerdotes.
Entraram para a história do Batuque Gaúcho e sempre serão exaltados, acima ilustrando, a imagem do Príncipe Custódio, O Príncipe dos Batuques."

Seguem os comentários:


"Hendrix Silveira

Não gente. Esses "títulos" nunca existiram no Batuque. De onde tiraram isso? O príncipe Custódio e a princesa Emília tinham esses títulos porque eram filhos de Reis africanos. Não tem nada a ver com o Batuque. Dos outros nunca ouvi falar, então não sei dizer.


Marcio Carpes

Sera que era realmente batuque que o principe praticava ou era a tradicional religiao ancestral do Benin???

 

Marcio Carpes

E os orixas cultuados aqui no sul sao de origem youruba!salvo alguns como legba Zina

 

Jovani Scherer

[Marcio Carpes] boa essa pergunta!

 

Hendrix Silveira

[Marcio Carpes] O príncipe não praticava Batuque, logicamente, mas é possível que sua presença tenha influenciado na estruturação do Batuque. A onipresença da tradição Jeje no Batuque como um todo é uma evidência. 

 

Alexsandro Dolzan Vaz

[Hendrix Silveira] É que os estudos revelam, uma coisa não anula a outra Hendrix Silveira. Estou falando apenas no Batuque. Rei Nagô não era filho de Rei, esse título foi dado pelos seus irmãos de culto aqui na grande Porto alegre.

 

Hendrix Silveira

[Alexsandro Dolzan] Vaz nunca ouvi falar de rei Nagô ou príncipe Chico, então não posso falar nada sobre eles, mas existem vários estudos sobre o príncipe Custódio (á favor ou contra a dientidade construída sobre ele) e acho que ainda faltam estudos sobre a princesa Emília para além da tradição oral, mas esses títulos nunca tiveram no Batuque. Acho que o Custódio foi chamado assim numa manchete de jornal, mas não entre os batuqueiros. Lembro que a um tempo atrás tinham reis do Candomblé e tal, mas eram só uma propaganda.

 

Alexsandro Dolzan Vaz

[Hendrix Silveira] João Marins que era neto do Pai Thomaz (Rei Nagô) já falava no Príncipe Custódio, Príncipe Chico e outros. O mesmo João Marins é citado na oralidade,inclusive em livros (o que foi pra o Rio de Janeiro e teve muito sucesso por lá). Bom observar que Pai Thomaz faleceu em 1907 na grande Porto Alegre.

 

Hendrix Silveira

[Alexsandro Dolzan] Vaz humm... interessante.

 

Luis Carlos Mattozo

Um linda História que merece ser estudada e difundida no Estado "Príncipe Custódio a Mão Negra que diriguiu o Estado por detras das Cortinas ".


Alexsandro Dolzan Vaz

[Luis Carlos Mattozo] verdade, história que não se apaga

 

Helena Porto

Agô aos mais velhos e aos mais novos! O povo do Candomblé na Bahia, deveria ler estes relatos da história do Batuque aqui do Sul, já que eles dizem que o nosso Batuque não passa de invenção e marmotagem. É pura falta de informação, mas a informação tá aí, ao alcance de todos, basta ter interesse em aprender.

 

Alexsandro Dolzan Vaz

[Helena Porto] pura verdade a novos estudos que revelam que em Novo Hamburgo já existiam cultos em 1850, Pai Thomaz (Rei Nagô) era dessa família.

 

Ana E Deivid

Conforme contam alguns historiadores, antes de firmar residência em Porto Alegre, ele residiu por muitos anos em Bagé, hoje existe aqui um bairro chamado Passo do Príncipe em sua homenagem, foi onde ele morou, onde haviam muitos atos religiosos, atendimentos a população e inclusive assentamentos aos quais até hoje são uma incógnita os locais realizados por não haver registros de onde foram firmados, aqui inclusive ele atendeu pessoas da alta sociedade e políticos de Porto Alegre, foi quando surgiu o convite para ele se mudar para a capital para facilitar o acesso às pessoas desse meio. Não sei pq em quase todas as pesquisas esquecem de mencionar o fato dele ter sido um célebre morador daqui da nossa cidade, em nosso Museu aqui haviam algumas informações sobre essa época. Cabe a nós compartilharmos um pouco de cada coisa que sabemos para contribuírmos com a história do nosso batuque, mesmo não podendo afirmar que é a verdade absoluta, esses relatos precisam ser contados. Então só para reafirmar que a cidade de Bagé tbm foi rota do Príncipe Custódio, onde ele deixou um legado muito bonito, nossa cidade tem uma forte raiz batuqueira que se perpetua pelos muitos terreiros existentes aqui. Nossa raiz Jejê sobrevive na Rainha da Fronteira, com muito orgulho, pertenço a essa raiz. Parabéns a página pelo trabalho ancestral.

 

Cristiano Ferreira

Importante ressaltar que Príncipe Custódio era príncipe de Judá ( Africa) veio para o Brasil "exilado" mas com seu título monarca.

 

Jornal do Batuqueiro

Cristiano Ferreira é o que os Historiadores, pesquisadores e etc tentam até hoje encontrar algo que ligue ele a este título, o Reino que ele foi ligado, infelizmente é atemporal a sua chegada no Brasil, Príncipe Custódio chegou a Porto Alegre ainda novo como alguns documentos recentes provaram.

Mas os estudos não param, esperamos encontrar mais informações, não só dele, mas de todos ...

 

Paulo Romeu

[Jornal do Batuqueiro] Esses historiadores não chegaram num estudo profundo, mas hoje em dia já é bem documentado. E à maioria não encontrou porque não quis, muitos por preconceito. Tem que consultar gritos africanos. É uma longa história como fala nosso Griot Mestre Paraqueda. Se precisarem podemos compartilhar estudos mais aprofundados.

 

Rodrigo Carvalho

[Cristiano Ferreira] capaz irmão! Não precisa se desculpar pois não é errado não saber até porque todos nós aqui ao certo não sabemos se ele foi ou não membro da realeza daometana. Certo é que ele foi exilado de la e mandado pra cá com auxílio da Inglaterra e por aqui ele passou por Pernambuco, Rio e nosso estado. Se aproveitou do termo príncipe (pra não sofrer preconceito) e se deu bem entre a elite de Porto Alegre. Essa questão do exílio dele até tem haver com a própria função do Bará do Mercado Público pois acreditasse que esse assentamento na verdade seria uma segurança (calçamento na porta do Mercado e não necessariamente no centro) pra ele próprio não ser extraditado de volta pra sua terra. No entanto alguns relatos ja pesquisados informam inclusive que não é só um Bará, mas sim 7 Barás assentados pela capital e todos com o mesmo intuito: Segurança do príncipe no RS pra não ser deportado ao Benin.

 

Rodrigo Carvalho

[Cristiano Ferreira] Ajudá, Reino do Daomé (atual Benin). "Judá" era na Etiópia. Pelo o que ja se pesquisou sobre ele, não tinha nenhum título monárquico em África, porém era apelidado de príncipe por ser iniciado ao Vodun Sapatá no culto Fon, provavelmente o Afá - Culto tradicional Fongbe (que o povo rival de Oyó/Nagô onde hoje é o país vizinho Nigéria, os chamavam de "Jêje"). Isso era comum na comunidade dele pois muitos associam Sapatá como o próprio Rei da terra, sendo assim seus filhos eram "príncipes" nas aldeias e grandes curandeiros de doenças

 

Cristiano Ferreira

Irmãos o que tenho sobre este assunto foram passados por minha bisavô religiosa, Titina de Oya, desculpem afirmar título monárquico, realmente o que temos é muito frágil .

 

Jornal do Batuqueiro

[Cristiano Ferreira] perfeito, essa informação teria se propagado depois de sua morte, talvez por algum repórter que queria fazer uma reportagem mais chamativa, não sabemos. Mãe Titina da Oyá da Azenha, foi sua contemporânea, inclusive teria sido sua filha de Santo, Mãe Titina acumulava muito conhecimento.

 

Mary Faleiro

[Cristiano Ferreira] exato, e nunca fez cabeças.

 

Buarque Rodrigo

[Mary Faleiro] não vejo sua alegação?

 

Mary Faleiro

Príncipe Custódio nunca fez cabeças, portanto não deixou ninguém como seu herdeiro religioso.

 

Jornal do Batuqueiro

Diziam... Assim como outros relatos que sim..... Oralidade, não sabemos, inclusive teria muito mais gente feita por ele, As irmãs gêmeas de Ibejis do Campos da Redenção, Mãe Titina da Oyá e por aí vai. A muitos estudos do Jejê em andamento.

 

Raquel Trassante

[Jornal do Batuqueiro] Titina de Oyá afirmava ter sido feita pelo príncipe(conforme relato dos que vieram antes de nós).

 

Fernandinha Cordova

[Jornal do Batuqueiro] jejê nao tem orisa e sim vodun!

 

Emilio de Xangô

[Mary Faleiro] Quem foi o pai ou mãe vde santo de mãe chininha de xangô de Ibejis ?

Mãe de santo de pai João do Exu vi

Sua benção mãe

 

Felipe Barticeli

Onsualele okize erupê o nome dele verdadeiro ele fugiu por causa da invasão britânica se não me engano já faz mais de 24 anos que vi o primeiro documentário e tem parentes dele carnal que vive em poa..teve passagem pelo RJ..Bahia..Rio grande pelotas e por último em poa..

 

Fernandinha Cordova[Felipe Barticeli] a digina dele nao corresponde aos yorubas, me parece angola

 

Javier Markotich

Recomiendo adquirir este libro es una obra de arte respecto del principe custodio



Fernandinha Cordova

So um adento que precisamos estudar, se veio do atual benin precisamos rever qual culto praticava, pois o benin é dos povos daomes ! Orisa é reino yoruba! Povo yoruba só chegaram aqui em meados de 1.800, antes era o povos bantos ( angola e daomey)

Povo do jeje mahi e seus cultos iniciaticos nada tem a ver com orisa e sim vodun!!!! Agora onde mescla e porque nao se raspa, catula e adoxa pra ter possessão ai no sul? Misteriooooooo

 

Rudmar Martins

[Fernandinha Cordova] onde no candomblé é obrigatório a raspagem??

Só vou alegar a seguinte situação, com base nos fundamentos:

Para fazer santo e ter ocupação no candomblé, é preciso jogar nos búzios, então se nos búzios não marca raspagem de cabeça, está não deveria ocorrer!

Mas se os candonblista, tornaram regra as raspagem, isso é doutrina e não fundamento.

No Sul não fazem raspagem de cabeça para ter ocupação, pois as pessoas que recebem o santo (ocupação), não tevem saber que se ocupam, por isso não se faz filmagens, nem fotos destes momentos, enquanto a pessoa que recebe santo estiver ainda viva entre nós.

Isso ocorre no sul, por mistérios da religião. Batuque do Sul é diferente de Candomblé, inclusive quanto ao culto e número de orixás do panteão africano.

Será que foi entendido, ou seu candomblé é exclusivo na matriz africana?

 

Andrew Monteiro

Quais fontes comprovam que ele não aprontou ninguém? Há relatos? De quem? Para quem?

Mania do batuqueiro achar que sua "opinião" é única e a verdadeira.

 

Jornal do Batuqueiro

[Andrew Monteiro] perfeito, assim como diziam que Pai Waldemar só teria aprontado um filho e a pouco tempo apareceu que não.

 

Andrew Monteiro

[Jornal do Batuqueiro], exatamente.

Afirmar algo sem fontes é irresponsabilidade.

 

Anderson Oliveiran

Gostaria que fosse explorada a história e origem do Príncipe Chico que no final dos anos de 1800 até década de 1920 foi muito solicitado para orientar alguns Babás e Yas da época."

 

Link: PRÍNCIPE DOS BATUQUES 

Imagens comprobatórias:








Veja mais aqui:

NO REFLUXO DOS RETORNADOS: CUSTÓDIO JOAQUIM DE ALMEIDA, O PRÍNCIPE AFRICANO DE PORTO ALEGRE.
Por Jovani de Souza Scherer e Rodrigo de Azevedo Weimer
https://revistaolorun.files.wordpress.com/2021/05/revista-olorun-85.pdf

EDO HISTÓRICO PATRIMÔNIO CULTURAL TRADICIONAL
Por HISTÓRIA: OBA OVONRAMWEN NOGBAISI
https://iledeobokum.blogspot.com/2020/03/edo-historico-patrimonio-cultural.html 

MÃE EMILIA DA OYÁ LADJÁ (Princesa do Batuque)
https://iledeobokum.blogspot.com/2022/12/mae-emilia-da-oya-ladja.html

TIKTOK ERICK WOLFF

https://www.tiktok.com/@erickwolff8?is_from_webapp=1&sender_device=pc