sábado, 26 de novembro de 2022

OPON SANGO X OPON IFÁ X ATE EERINDILOGUN

Pela importância do tema, registramos esta postagem do Orixá Brasil, publicado no Facebook.

"Paula Cristina Gomes (embaixadora cultural do Alaafin Oyo) :

Postado em 29/03/2018



"O opon de Sango ja existia antes de a geomancia ser introduzida e o opon de ifa, mas o opon de Sango e somente usado para colocar o orisa dentro e nao para jogar o eerindilogun. Um opon e feito de madeira e a superfície e dura, então ao se lançarem os búzios eles saltam e no final a mensagem não será a correta. A superficie para jogar os buzios tera k ser macia para os búzios nao saltarem, por isso se usa a ate ou um pano. Ate mesmo os sacerdotes de ifa evitam jogar o opele em cima do opon e tambem utilizam um pano.
Nunca vi na minha vida um sacerdote de orisa jogar em cima de um opon ou superficie dura. Relativamente a religiao de Ifa ela so e aceite no XVI e reconhecida oficialmente pelo Alaafin Olufiran, pois nessa epoca ele era o chefe de estado de todo o territorio yoruba, no entanto a religiao a Ifa entrou antes do sec. XVI, quando Setilu passou o rio Niger durante a invasao Mohammedana ele foi primeiramente para o Benin para uma localidade chamada Owo, so depois veio para Ife. Naquela epoca Ife nao tinha o poder de decisao, pois no sistema hierarquico Oyo dominava, era a cabeca dos yorubas e Ife tinha a posicao 12, totalmente dependente de Oyo."
Asa Orisa Alaafin Oyo , instituto ligado ao Rei de Oyo - Nigéria que visa preservar as tradições da Religião Orisa, publicou nota de esclarecimento dizendo que tradicionalmente o eerindilogun , o jogo dos 16 búzios, è lançado, praticado, APENAS na "ate" ( espécie de esteira ) ou pano.
Asa Orisa Alaafin Oyo através da Dra Paula Gomes, reúne os sacerdotes e sacerdotisas de Orunmila , Osun, Sango ,Obaluaye , Oya , Yemoja , Egbe , Esu para perguntar se o uso dos buzios no opon ifa ( tábua de Madeira ) em Oyo ou em terra yoruba é comum. Eles disseram que não.
Veja o vídeo publicado: https://youtu.be/5fcqTBWFW5Y
Baba Moshood Ayoola : " o eerindilogun é para ser usado na ate não no opon ifá". ( Lagos - Nigeria) - 2018 - Sacerdote do culto Yoruba vertente Nigeriana Baba Maike Figueredo Gomes: " Em terra Yoruba é tabu jogar búzios em cima do opon ifá". " Em Ibadan com mais frequência é o uso de pano branco. ( Tradição de Ibadan) - 2017 Sacerdote do culto Yoruba vertente Nigeriana Baba Nathan Lugo: " Opon no es ate no concordo com el uso de opon para eerindilogun pero tambien hay personas que lanzan eerindilogun em platô. " Opon não é ate não concordo como uso de opon para erindilogun mas tem pessoas que lançam o erindilogun em um prato também Baba Nathan em diversas situações disse que nunca viu em terra yoruba opon ser usado para eerindilogun, disse que não é algo tradicional.
https://www.youtube.com/watch?v=HRzkSiU8Ix8 - Sacerdote do Culto Yoruba vertente Nigeriana
Baba Zarcel - Awodele
jogar Buzios no opon não é Tradicional - Sacerdote do culto Yoruba vertente Nigeriana
"OPON Ifá é a tábua sagrada de Ifá, é sobre ela que os Bàbáláwo registram os sinais do odù Ifá, tanto na consulta, como na realização do ebo rírú, com o objetivo de aquele determinado odù, testemunhar a realização do ritual e trazer Ire (sorte) para a vida do ofertante. Essa tábua pode ser usada também para amparar o agere Ifá (assentamento de Ifá), porém, não pode em hipótese alguma ser utilizada para se lançar os búzios sobre ela." 28 de junho de 2016
Baba Herick
Não se pode jogar Éérìndínlógún (Jogo dos 16 Búzios) no Opón Ifá dentro da RELIGIÃO TRADICIONAL IORUBÁ . (2018)
O MESMO NÃO É TRADICIONALMENTE UTILIZADO PARA JOGAR Ẹ́RÌNDÍNLÓGÚN (2015) https://www.facebook.com/babaagunbiade/posts/893828950693846
Sacerdote do culto Yoruba vertente Nigeriana
Adebayo Ifamuyiwa Ojebisi:
Eu acho equívoco usar opon ifa para búzios (2018)
Sacerdote do culto Yoruba vertente Nigeriana
Templo Oduduwa Brasil: na tradição iorubá se joga, sim, búzios sobre Opon Ifá, sobre peneira ou qualquer superfície plana.
Mais videos de comunidades Yoruba na Nigeria jogando buzios:

Fonte - https://www.facebook.com/orisabrasil/photos/a.900307813419420/1622595924523935/

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Completando este artigo segue um vídeo do baba Zarcel.
Publicado em 29/03/2018, acessado em 26/11/2022 às 21:26


"Jogo de Búzios no opon Ifa (Baba Zarcel Carnielli)

Baba Zarcel esclarece que os búzios na Nigeria, os búzios não são jogados no Opon Ifa, mas sobre o pano branco, ou peneira."


Link https://www.youtube.com/user/luizlmarins11/videos

ORUNMILA VS OBÁTALA A VERDADE SOBRE A SUPERIORIDADE

Postado por Ọba Ẹ̀ríbọ̀dé Bàbálòrìṣà Ọbàtálá

Postado em 26/11/2022 acessado as 20:53

Aviso que está publicado não é para ofender nem incomodar ninguém, é apenas esclarecer alguns pontos e responder aos meus seguidores que me perguntam diariamente como é que Orunmila é superior a Obatala se este é maior que o mesmo.

Eu não sou contra o culto de Orunmila, não o pratico mas não significa que seja contra ele, estar seria não respeitar seus sacerdotes ou tradição dentro da prática.
Envio meus cumprimentos aos meus amigos babalawo e aos sacerdote de Orunmila que me apoiaram com algumas perguntas referentes ao seu orisa de adoração.
Dentro do culto a Orisa sempre notamos semelhanças entre cultos, mas existe um culto a um orisa que é totalmente diferente e que o chamaram superior aos outros cultos, mesmo que este seja mais contemporâneo que os outros.
Orunmila é considerado o orisa mais jovem narrado por muitos idosos, mas não sei pode negar que seu culto é tomando força demais dentro dos cultos de orisa.
Orunmila é considerado o orisa da sabedoria e para mim foi a divindade que tomou a tarefa de recolher todas as informações, vivências, fatos do povo iorubá e traduzi-lo nos odù de ifa.
A divindade Orunmila não tem representação física como obatala com o marfim, Esu com a yangi, Sango com as edun ara... Uma vez que o ikin, tabuleiro, opele e entre outros materiais são ferramentas para comunicar com esta divindade, não tem elégío e nenhum dos seus sacerdotes tem algum vínculo ou está lidado com ele por herança.

COMO É QUE ORUNMILA NA ATUALIDADE É CONSIDERADO MAIS PODEROSO QUE TODOS OS OUTROS ORISA?
A resposta é simples... O mesmo homem entre ego, imposição e querer estar sempre acima, foi aquele que colocou o orisa da sabedoria acima dos outros.

QUÃO ANTIGO É O CULTO DE ORUNMILA EM OYO?
Em Oyo este culto é moderno e convido-os a investigar a data em que o primeiro templo foi estabelecido para Orunmila nessa região... Você não percebeu que os grandes babalawo renomados vêm de famílias de Orisa e não de famílias de Orunmila Ifá?
Vou dar como exemplo dois Babalawo reconhecidos na África e no Ocidente... Um é das famílias de Ogum e o outro das famílias de Orisa Oko e porque não vêm das famílias de Orunmila?
A resposta é simples... É o culto de adoração mais moderno entre o povo iorubá que vai tomando força demais no ocidente mas na África ainda não tão reconhecido em países como Benim, Togo e Gana... Só na Nigéria e nem todos os povos veneram o orisa da sabedoria.

Orunmila = Ojilugbedule Orun
Oji (Significa a primeira de manhã ou a primeira coisa que você faz na sua vida) Ti Oji fi owuro se
Lugbedu (Sistema de som ou alto-falante)

Orunmila foi o primeiro de todos os outros irunmole e nomeou a voz de Olodumare...
Mas como é que Obatala sendo maior, poderoso e considerado a representação de Olodumare na terra, Orunmila se torna a voz de Olodumare e considerando acima de Obatala?
Obá (Significa Rei ou Senhor)
Ta o Tan (Significa Luz)
Aala (Significa Brilho ou Luz Brilhante)
Oba tan aala o Olu tan aala (Significa o senhor da luz brilhante e do brilho)

E veremos a palavra Aala nesses ditados deixando ver que não é o dono do pano branco mas sim da luz brilhante
-Ti Ojumo ba mo ooye aala (significa quando a luz do amanhecer vai brilhar ou o brilho deve vir)
- Aala kanle nem ti Osumare (Significa O Arco-íris com sua luz brilhante chegou na outra ponta)

Obatala tornou-se mais poderoso porque não há nada que possamos fazer sem luz, não podemos ficar um sem o outro.
Quando Olodumare ordena qualquer coisa com sua voz a orunmila que aconteça, nada pode acontecer sem obatala que é a luz que brilha, mesmo quando plantamos precisamos de luz para fazê-la crescer, obatala não é o rei da roupa branca, obatala é o rei ou senhor da luz e do brilho

O QUE É TECIDO BRANCO EM YORUBÁ?
Tecido branco é Aso funfun
Não tem nada a ver com tecido branco no nome de Obatala e não só Obatala usa tecido branco, Olokun, Osun, Yemoja, Orunmila usam tecido branco.
É uma falta de respeito chamar Obatala de senhor do pano branco

QUANDO HÁ SENHOR DOS OCEANOS
SENHOR DO TROVÃO
SENHOR DOS GUERREIROS
SENHOR DA CHUVA
SENHOR DA SABEDORIA

ENTÃO SENHOR DE TECIDO BRANCO SERÁ O MENOR TÍTULO DE TODOS.
A luz é responsável por todas as criações sem luz não há poder, Obatala sendo o Senhor da Luz mantém o título mais alto de todos.

VAI CAUSAR POLÊMICA O QUE VOU DIZER, MAS TAMBÉM FURTAMOS ALGUMAS CERIMÔNIAS E RITUAIS DENTRO DO CULTO DE OBATALA.
Dentro do culto de Orunmila Ifá existe um canto que foi tirado do culto de Obatala e hoje os traduziu com provas base num verso que veremos no odu de eerindinlogun Ofun (10 queda para conversar)
Ofun -
Ofun kinkin
Ola kinkin
Oba aala ni funfun
Ada fun Oisa nla
Eyi ti yo wewe awe nire gbogbo
Ebo lawo niki oma se osigbebo nibe orubo
Alade ma n we oo
Susu ooo
Oba ala ma n we susu oo.

História.
Orisa nla estava dormindo e teve um sonho ruim que alguém manchou sua roupa branca e acordou de repente olhou para sua roupa e estava manchada e seu corpo, ficou tão chocado e orisa nla foi ao padre como aconteceu isso comigo, o padre disse-lhe que o seu inimigos estavam tentando manchar sua imagem, o padre mandou ele fazer ebo e disse que quando chegasse em casa precisaria tomar banho com folhas para limpar todo sujo, mas durante o banho o padre disse-lhe as músicas que o seu omo awo falará por ele, chegue ou para casa e convidou a todos os seus omo awo para buscar folhas para ele e ele fez o que o sacerdote lhe mandou fazer, estava tomando banho e seu omo awo estava começando as músicas e toda a sujeira desapareceu e seu corpo e suas roupas voltaram a estar em boa posição, orisa nla estava feliz e venceu todos os inimigos

CANTO QUE FOI LEVADO PELOS BABALAWO
Susu oo
Alade ma n we susu oo
Toba we tan ama ni aje
Susu oo
Alade ma n we susu oo
Toba we tan ani ire gbogbo
Susu oo
Alade ma n we susu oo.
Me preparou para tomar banho!!!
O dono da coroa está tomando banho.
Quando terminar de tomar banho vai ter riqueza
Me preparou para tomar banho!!!
O dono da coroa está tomando banho.
Quando terminar de tomar banho terá todas as bênçãos.
Me preparou para tomar banho!!!
O dono da coroa está tomando banho.

O DONO DA COROA QUEM É?
Orisanla é o dono, a coroa não Orunmila.
Dentro da cultura Yorubá os idosos desempenham um papel importante e são muito respeitados por essa razão obatala é apelido (BÀBÁ ARÚGBÓ) O pai mais velho, sem esquecer que Obatala é Igba keji eleda (O segundo depois de Olodumare)

NÃO PROCURO CRIAR DISCUSSÃO NEM DIVIDIR SÓ DESEJO ESCLARE QUE NENHUM CULTO OU ORISA ESTÁ ACIMA DE OUTRO E NENHUM ORISA É MAIS PODEROSO QUE OUTRO
Vou deixar um vídeo em que verão a minha Iyalorisa cantada dita canto que usamos quando preparamos omi ero para lavar os pedaços de obatala.
Neste Ose Obatala e hoje que estou de aniversário me auto dê este escrito do meu orisa para vocês

Créditos: Baba Okandeniye Olosun Ibu Nla
Escrito: Babalorisa Oba Eribode
Fonte - https://www.facebook.com/aworisa.obaeribode/posts/pfbid0AtxNknJVjZUpEvFxXuRxSxd9tbw2HJgxxtGMErmFWJ5EjFyioUfd4koL3tqcWrW5l

ORUNMILA TEM PACIENCIA E RECEBE BENÇÃOS

Postado em 26/11/2022

No itan Ogunda, Orunmila também vai se consultar com o erindilogun, desta forma o jogo é feito para Orunmila. 

Ogunda

[...]

Orixá diz: "Uma benção de dinheiro"

Orixá diz: "Uma benção de filhos"

Orixá diz: "Uma benção de longa vida"

Nós estamos vendo Ogunda

Orixá diz que esta pessoa deverá oferecer um sacrifício 

Orixá diz que o sacrifício

Deverá ser para paciência

Ele deverá fazer oferendas para Orixá

Eko (mingau de farinha de milho)  

Folhas Òdúndún

Três búzios

Ori

Assim orixá tem falado

"Cólera não resolve coisa alguma"

"Paciência é o que traz o bom caráter"

"O ancião é aquele que teve paciência"

"Gostaremos dos idosos, gostaremos de uma vida longa"

Jogo para Orunmila

Ifá estava vindo para a cidade de Iwo para divinar

Ele estava vindo casar com a filha do chefe Iwo

Eles disseram: 

"Orunmila, o lugar aonde você está indo"

"As Bençãos para mulheres estão ali"

Para que as bençãos para mulheres sejam verdadeiras

Eles disseram:

"Você deverá oferecer sacrifício"

"Você deverá ter paciência"

"A mulher deverá dar trabalho para você"

Orixá diz que esta pessoa deverá casas com ela

Mas ela será uma pessoa difícil

Ele deverá ter paciência

Mas no final ela será doce

Orunmila veio

Ele casou com a filha do chefe de Iwo

Orunmila varria chão

Ele colhia a pimenta

Ele fazia a sopa

Ele amassava os inhames

Ele fazia farinha

Se ele pedisse para ele cozinha a sopa

Ela colocava fezes na panela para ele 

Ela colocava urina na panela para ele

Ela quebrava a tigela de madeira de seu òkè-ipòrí

Todos os dias ela quebrava alguma coisa

Orunmila suportava tudo

Ele não mostrava aborrecimento

Orunmila veio fazer suas oferendas

Quando ele estava fazendo oferendas

O que houve então?

"Opá"

Ela chamou  Orunmila

Ela disse:

"Todas as coisas que causam um divórcio"

"Eu tenho"

"E você aceitou tudo"

"Você não mostrou aborrecimento nem uma vez"

"Você suportou tudo"

"Eu nunca deixarei você"

"Eu darei filhos para você"

Todas as coisas que ela não tinha feito

Ela estava fazendo agora

Ela estava cozinhando sopa para ele

Ela estava preparando comida para ele

Ela estava preparando bebida para ele

Ela estava boa para  Orunmila 

Orunmila estava dançando, ele estava alegre

Ele estava louvando os adivinhos

Eles estavam louvando orixá

Eles tinham falado a verdade 

Orixá diz benção de mulheres 

Nós estamos vendo Ogunda

Orixá diz assim

[....] 

Tradução e adaptação: Luiz L. Marins 

Fonte: BASCON, Willian, Sixteen Cowries, Yoruba Divination From Africa to the New Word, página 465

ORUNMILÁ ESCOLHE A BENÇÃO DA PACIÊNCIA.

Por Erick Wolff de Oxalá
Em 29/11/2022

Em conversa com um amigo, ele citou este itan que pertence a Ifá, e pela sua graciosidade, resolvi postar, ele expressa que para alcançar os nossos objetivos devemos sempre escolher a paciência, só assim, a verdade sempre aparecerá na hora certa.





             
‘’SUURU‘’ (PACIÊNCIA) 

Sikiru Salami


[....] (Odu Ogbeyonu)

Igun, primogênito de Olodumare que é Agotun, aquele que faz DA chuva uma fonte de riqueza adoeceu gravemente. Olodumare fez tudo que pôde para curar seu filho, sem obter sucesso. Cansado, abriu-lhe a porta do aye para que ele fosse morar lá onde talvez pudesse encontrar cura para seus males. Na terra residia então, um homem muito bondoso chamado Orunmilá que precisava muito de ganhar dinheiro para criar seus filhos. Por essa razão Orunmilá foi consultar Ifá. Seus adivinhos o aconselharam a fazer um sacrifício com cinco galinhas. Fazendo esse ebó, no quinto dia, toda a riqueza desejada chegaria às mãos.

As galinhas deveriam ser sacrificadas, uma a uma, diariamente, até completar cinco dias. Cada galinha sacrificada teria as vísceras retiradas e colocadas em uma cabaça, coberta com azeite de dendê e levadas a uma encruzilhada. As carnes das galinhas poderiam ser comidas por ele e sua família. Sempre que fosse entregar a ofenda na encruzilhada, Orunmilá deveria ir cantando bem alto até chegar a encruzilhada onde seria entregue a oferenda:

“Que a sorte venha a mim, que a sorte venha a mim”!

Esse procedimento deveria se repetir por cinco dias. Orunmilá fez conforme foi orientado. Assim ele começou a oferecer o seu sacrifício. Sacrificava as galinhas e, cantando, levava suas vísceras para a encruzilhada. Lá chegando, depositava a oferenda e despejava o azeite de dendê por cima. Depois de colocar o azeite começava a rezar pedindo que a sorte chegasse para ele. Havia um matagal em frente à encruzilhada onde Orunmilá entregava as oferendas e era Ali, exatamente Ali, que vivia desde que veio do Orun, Igun, o filho de Olodumare. Sem meios de sobrevivência Igun passava fome, e assim que Orunmilá deixava as oferendas e saia dali, Igun IA lá e comia tudo. Igun, filho de Olodumare, tinha cinco doenças: Uma na cabeça, outra nos braços, outra no peito, outra nas costas e era aleijado dos pés. No primeiro dia em que comeu a oferenda de Orunmilá, viu-se curado do problema que tinha na cabeça e surpreendeu-se. No dia seguinte Orunmilá levou novamente sua oferenda à encruzilhada repetindo OS mesmos rituais sem saber que alguém comia o que Ali despachava. Assim que Orunmilá saiu DA encruzilhada, Igun foi lá e comeu tudo de novo. Os dois braços de Igun que não esticavam, depois de ele ter comido DA oferenda, recuperaram a mobilidade. No terceiro dia Orunmilá continuou seu rito, levando sua oferenda na encruzilhada. Mal terminara de arriar o ebó Igun foi lá e comeu a oferenda. Desta vez, o peito de Igun, que era inchado, desinchou assim que acabou de comer.

No quarto dia Orunmilá levou seu ebó a encruzilhada, sempre cantando: “Que a sorte venha a mim! Que a sorte venha a mim”!

 Mal terminara de colocar o ebó no chão, Igun foi lá e o comeu. Assim que acabou de comer, a corcunda que havia em suas costas desapareceu. No quinto dia Orunmilá levou sua oferenda até a encruzilhada para completar OS rituais. No caminho foi cantando o mesmo refrão dos dias anteriores e como das vezes anteriores, mal terminara de colocar o ebó na terra e Igun foi lá novamente e o comeu todo. Na manhã do sexto dia seus dois pés aleijados haviam ficados sãos e ele passou a andar sem dificuldades. Começou a caminhar por todos OS cantos.  Efoi assim que Igun, o filho de Olodumare, foi curado de todas as doenças. A sorte pretendida por Orunmilá, antes de chegar a ele, chegou ao outro, que se alimentou com a comida ofertada.

As galinhas deveriam ser sacrificadas, uma a uma, diariamente, até completar cinco dias. Cada galinha sacrificada teria as vísceras retiradas e colocadas em uma cabaça, coberta com azeite de dendê e levadas a uma encruzilhada. As carnes das galinhas poderiam ser comidas por ele e sua família. Sempre que fosse entregar a ofenda na encruzilhada, Orunmilá deveria ir cantando bem alto até chegar a encruzilhada onde seria entregue a oferenda:

“Que a sorte venha a mim, que a sorte venha a mim”!

Esse procedimento deveria se repetir por cinco dias. Orunmilá fez conforme foi orientado. Assim ele começou a oferecer o seu sacrifício. Sacrificava as galinhas e, cantando, levava suas vísceras para a encruzilhada. Lá chegando, depositava a oferenda e despejava o azeite de dendê por cima. Depois de colocar o azeite começava a rezar pedindo que a sorte chegasse para ele. Havia um matagal em frente à encruzilhada onde Orunmilá entregava as oferendas e era Ali, exatamente Ali, que vivia desde que veio do Orun, Igun, o filho de Olodumare. Sem meios de sobrevivência Igun passava fome, e assim que Orunmilá deixava as oferendas e saia dali, Igun IA lá e comia tudo. Igun, filho de Olodumare, tinha cinco doenças: Uma na cabeça, outra nos braços, outra no peito, outra nas costas e era aleijado dos pés. No primeiro dia em que comeu a oferenda de Orunmilá, viu-se curado do problema que tinha na cabeça e surpreendeu-se. No dia seguinte Orunmilá levou novamente sua oferenda à encruzilhada repetindo OS mesmos rituais sem saber que alguém comia o que Ali despachava. Assim que Orunmilá saiu DA encruzilhada, Igun foi lá e comeu tudo de novo. Os dois braços de Igun que não esticavam, depois de ele ter comido DA oferenda, recuperaram a mobilidade. No terceiro dia Orunmilá continuou seu rito, levando sua oferenda na encruzilhada. Mal terminara de arriar o ebó Igun foi lá e comeu a oferenda. Desta vez, o peito de Igun, que era inchado, desinchou assim que acabou de comer.

No quarto dia Orunmilá levou seu ebó a encruzilhada, sempre cantando: “Que a sorte venha a mim! Que a sorte venha a mim”!

Mal terminara de colocar o ebó no chão, Igun foi lá e o comeu. Assim que acabou de comer, a corcunda que havia em suas costas desapareceu. No quinto dia Orunmilá levou sua oferenda até a encruzilhada para completar OS rituais. No caminho foi cantando o mesmo refrão dos dias anteriores e como das vezes anteriores, mal terminara de colocar o ebó na terra e Igun foi lá novamente e o comeu todo. Na manhã do sexto dia seus dois pés aleijados haviam ficados sãos e ele passou a andar sem dificuldades. Começou a caminhar por todos OS cantos. E foi assim que Igun, o filho de Olodumare, foi curado de todas as doenças. A sorte pretendida por Orunmilá, antes de chegar a ele, chegou ao outro, que se alimentou com a comida ofertada.

Quando Igun chegou ao Orun, Olodumare lhe perguntou onde estavam as três cabaças restantes. Igun lhe respondeu que viera para contar a Olodumare que todas as cabaças haviam voltado para ficar junto com Paciência na casa de Orunmilá, e que estava planejando retornar ao aye para buscá-las e trazê-las de volta ao Orun. Olodumare lhe disse que ele não precisava ir buscar as três cabaças, pois de fato, todas as bênçãos que continham pertencem a quem escolher Paciência. Quem tiver Paciência terá Longevidade, Fertilidade. Procriará e viverá bem com o que procriar adquirindo também a riqueza. Assim tudo transcorreu bem com Orunmilá que, com essas graças, veio a ser Rei de Ketu. Procriou e viveu bastante com esses ires. Orunmilá adquiriu tanta riqueza que construiu casas pelo mundo inteiro.

Feliz por suas conquistas. Orunmilá montou em seu cavalo e cantou: “Recebi o ado8 da riqueza! Recebi o ado Fertilidade! Recebi o ado da Longevidade! Oh!

Recebi o ado da paciência”!

 Dançou e alegrou-se. Louvou seus adivinhos e louvou também a Exu, o seu grande amigo.

 

INTERPRETAÇÃO: A Paciência é a maior das virtudes. Sem ela não haverá sabedoria, nem riqueza, nem felicidade, nem longevidade. É como exercício da paciência que o homem sábio conquista todas as boas coisas da vida [...] 


Poemas de Ifá e Valores e Conduta Social entre os Yoruba na Nigéria, SP, 1999 

quinta-feira, 17 de novembro de 2022

TRADICIONAL AMALA OU OKA, OYO

Bem hoje estou inspirada para um bom Amala ou Oka como é conhecido em Oyo.

Esta postagem tem por finalidade registrar irresistível a comida tradicional ioruba, a qual é feita em Oyo, no Batuque do Rio Grande do Sul é feito uma comida semelhante, trocando a farinha de Elubo (inhame) por farinha de mandioca, possivelmente porque no Brasil a seja muito difícil e cara encontrar a farinha de inhame.


Por Paula Gomes Aduke

Postado em 17/11/2022 acessado as 17:51h 




"Aliás Amala é o meu café da manhã todo o santo o dia.
É uma delícia e extremamente saudável é só uma questão de hábito.
Para aqueles que desejam preparar um Amala de Oyo aqui segue a receita.
1- o Amala é preparado de Isu gidi, o verdadeiro inhame conhecido como Amala Dudu ou Amala escuro.
2- o inhame é descascado e cortado em rodelas bem finas para colocar ao sol para secar.
3- depois do inhame estar bem seco como uma pedra será transformado em farinha que é conhecida como Elubo.
4- a farinha será cozinhada em água a ferver e batida para ficar uma massa cremosa.
5- o Amala será servido com várias opções de molhos, vegetais ou carnes a escolha .
Uma delicia......."

Link https://www.facebook.com/paula.gomes.aduke/posts/pfbid0emv3LfER6fzVTFfoVgjdt3VnX1ttNH3usyhqH1jUMkrqTjY2SmbwsmfPmwiTxWLal

Imagens comprobatórias

TIKTOK ERICK WOLFF