Babalawo Ifalolu Akano Olusoji Oyekale
sexta-feira, 13 de setembro de 2024
ITEFA, OU INICIAÇÃO COMPLETA NO CULTO DE IFÁ
terça-feira, 20 de agosto de 2024
A BATUQUEIRA BRASILEIRA JULIE, RESTAURA DO TEMPLO DE ÒSUN EM ÒYÓ NA NIGÉRIA
Por Erick Wolff
A brasileira Julie Viana, sacerdotisa do Batuque do Rio Grande do Sul, e iniciada para Òsun em Òyó, na Nigéria, recebeu o nome Osunronké Abebi.
Julie tem acompanhando os festivais e eventos em Òyó, desde a sua iniciação, e, ao mesmo tempo, começando a restauração e preservação do templo de sua família Òsun.
A preservação dos templos e a tradição dos povos iorubá, é muito importante para a sociedade afro religiosa do mundo todo, sendo que a reinauguração do templo de Òsun em Òyó, na Nigéria, se torna um grande trabalho de preservação de bens imateriais e materiais para o mundo todo.
A restauração dos templos em Òyó, na Nigéria, é o esforço e trabalho da Paula Gomes, Ministra o Alaafin de Òyó, que a alguns anos tem feito um trabalho de preservação e resgate dos costumes antigos, preservando o culto a òrìsà.
Link https://www.facebook.com/groups/1444295859135612/permalink/3826311987600642
PAULO DAMATA PERGUNTA SOBRE BEBIDAS PARA O BARA LODE E OGUN AVAGÃ
"Bom dia irmãos!!!!!Alguém sabe ou já ouviu ( no passado Bará Lodê bebia Cachaça) ?Sei que é estranho para Orixá mas é coisa antiga.Obrigado"
Coletamos alguns dos comentários durante o debate:
"Erick Wolff
Bom dia, temos registros de sacerdotes que faziam serviços para o avaga com uma garrafa de cachaça, diretamente na encruzilhada.
Rafael Tealdi[Erick Wolff] Bàbá, era a bebida "cachaça" mesmo ou algum tipo de aguardente, como o Gin, por exemplo, muito usado em África ou Candomblé?
Diego da Rosa[Erick Wolff] Eu sirvo cachaça e ou gin para lode, cerveja para ogun avagã espumante para oyá! Gin eu esborrifo nos barás (okutas)
Diego da RosaNão dou bebida alcoolica para axeres! nem orixá em terra
Babalorixá João Òsún Olobomi[Erick Wolff] se faz ou se fazia dar mimiã amargo (farinha de mandioca com epô e um pouco de cachaça) no trilho de estrada de ferro para Ogun Avagã....e tudo se abria na vida... claro quêm detém o conhecimento de axé...
E o interessante é que era uma noite antes de se cortar um bode ou até boi para Exu (entidade)....
Erick Wolff
Assim, como temos registros de uma família que era de Ijesa e depois passou para a Kambina, que nos dias dos Batuques, os axero, terminavam o Batuque bebendo:
Ogun - cerveja, há relatos de separarem engradados de cerveja e o axero bebia a madrugada.
Oya - sidra de maça
Osun - sidra de pessego
Yemanja - sidra normal
E os axeros ficavam com a garrafa na mão e uma taça, porem, não vi Bara, Sango, Xapana, Oxala nem Ossanhe bebendo.
Preservaremos os nomes, respeitando o tabu da ocupação e a família, porem, há possibilidade de serem fornecidos, para estudos ou pesquisas acadêmicas.
Bàbá Ifaburè Dirojaye
[Erick Wolff] Lo he visto en mis comienzos Bàbá. Todos los axere tomaban cerveza excepto los de Óòṣànlà
Erick WolffEste evento eu vi algumas vezes quando entrei para a religião por volta de 1980
Iago Ramos
Bom dia ... No passado e até nos dias atuais os orixás Bara Ogum ossanha e xapanã existe preceitos que vão cachaça sim, até pq na África e servido pra quase todos os orixás ....
Hoje muitos não se faz mais pois muita coisa se perdeu no tempo, claro que eh em certos rituais. Mas sim lodê assim como avagã tomam cachaça.... Isso falando da minha goa, mas sei que em muitas vão dizer que eh errado.... Mas orixás são natureza....
Antigamente se dava sim, a grande maioria das pessoas iniciadas a esses orixás os serviam cachaça..
Bàbá Ifaburè DirojayeIago Ramos o gin, cachaça, ron, etc, são para ativar o àṣẹ e até o ofo mesmo. É muito legal e em nossa família também se usa.
Iago Ramos
[Bàbá Ifaburè Dirojaye] isso mesmo, mesmo Exu adora ser assoprado com gin e epô...
Paulo Dexango[Iago Ramos] sim mano e verdade até eco se fãs mais isto é fundamento
Erick WolffSim, concordando com o Iago Ramos, que no Bori, é comum algumas famílias fazerem o axé dos copos, com algumas bebidas, que após o Bori, os que estão no serão, podem beber um gole destes copos.
Elaine AzevedoJá ouvi falar
Erick Wolff[Rafael Tealdi] era pinga mesmo, qualquer um, inclusive, o serviço passa a garrafa no corpo da pessoa.
Diego CorreaAlguns lados são servidos cachaça a orixá lode e Avaga.
Erick Wolff[Diego da Rosa] o irmão serve bebida para orixá, um fundamento da antiga família ou atual?
Diego da Rosa[Erick Wolff] da família do pai Cláudio, onde eu comecei pai Erick e me encontro novamente, raiz da Keta
Angelo Marcos E Silva
Boa tarde Irmão.
Sim, meu primeiro babá, já falecido, servia 1 martelinho de cachaça e deixava na frente do lodê.
Mas isso somente quando se arriava 4 pé pra ele.
Onde somente homens participavam da obrigação.
Servia 1 martelinho que se derrubava umas gotas no chão da casinha e passava de mão em mão esse martelinho até último terminá-lo.
Então servia outro que ficava na frente da obrigação do lodê.
Francisco MachadoSim se costuma colocar atrás do acertamento dentro da casa de lode e avaga , um copo com cachaça para lode e avaga, que é trocado toda segunda-feira no cruzeiro de lode .
Elisabeth RodriguesEu não tenho conhecimento disso
Glaci Maria BogielSi desdo meu pai de santo ivo do Ogum (em memória) no corte de 4 pés sim 1 cálice de cachaça depois que terminava só os homens cada um toma 1 gole é a garrafa é guardada novamente na casinha é do lado da nação nunca vi servir outra bebidas alcoólicas a Santo nem um é conheci muitos pais antigos não não faziam isto pelo lado de nação.
Lucas Freitas[Glaci Maria Bogiel]
Exatamente Mãe Glaci, Cachaça ou Gin ou até mesmo Whisky pro Exú Lodê juntamente do Ògún Avagã. Após o término do serão de 4 pés dele, os homens (somente homens) tomam um gole do copo da bebida deles.
Se tem Dirã, serve champanhe a ela, e no final a mesma coisa, porém as mulheres já podem fazer parte e após a imolação dos bichos tomam um gole do cálice dela.
Ederson Faleiro Babalorixa
Sim já soube de fundamento antigo do oyo que ficava um.copo com cachaça. Para lode sim. Pois na África orixa. De rua servia cachaca em alguns rituais. Sim.
Glaci Maria BogielMas na UMBANDA sim cachaça para Exu champanhe para as giras cervejas OGUM vinho tinto no para Oxóssi malzibier para Xango
Frisante para IEMANJÁ é vinho SABIA para OXALÁ aliás nunca mais vi este vinho
Mas só na UMBANDA e não no terreiro só nos ritual de mata é cachoeira
Paulo Damata[Glaci Maria Bogiel] pelo que sei não existe mais o vinho sabiá.
Glaci Maria Bogiel[Paulo Damata] acredito a minha primeira mãe de Santo usava muito
Claudio Tì Ossãim Santos
Eu 1 vez por mês sirvo "oti alagbara" ao meu Lodê, e responde muito bem.
Até mesmo uns dos ebós que faço na mata ao meu orixá sirvo também oti, e a resposta é rápida.
Mas já salientando: Eu faço, não quer dizer que todos tem que fazer.
E graças estou bem 🙏🏽🍃🗝
Paulo Roberto Lopes MartinsEu tive um filho que servia ele no cruzeiro, e tem lados que ainda usam a caipira no dia do corte.
Erick WolffQuerido amigo Babalorixá João Òsún Olobomi, interessante a sua informação de alimentar Ogun com comida de Exu, antes de um ritual de entidades da umbanda ou quimbanda."
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Imagens comprobatórias:
MULHERES DANÇANDO DURANTE O FESTIVAL YEMỌJA, ABEOKUTA (1961)
"Mulheres dançando durante o Festival Yemọja, Abeokuta, c.1961No Brasil ela é chamada de Yemanjá, ou Mãe da Água e em Cuba - Yemayá ou Madre del Agua.Yemọja é um dos mais de 400 Orixás que se acredita ser a padroeira da maternidade, do parto, do útero ou da fertilidade, doadora da vida e de todas as coisas relacionadas à feminilidade.Foto: Manu Herbstein (autor sul-africano vencedor do prêmio)"
Comentário:
Eu sou um cristão nascido de novo, no entanto, não abandono e nunca abandonarei minha herança cultural tradicional africana por alguma ideologia cultural ocidental, tudo em nome do cristianismo.O que a maioria das pessoas não sabe é que YEMOJA simboliza.... Fecundidade, luz, paz, crescimento. Yemaya não é apenas uma deusa marinha ou ser / orixá que ela transcende acima e além.Como cristão, adoro e reverencio YEMOJA de mente aberta.Eu bato na fonte da maternidade." (tradutor online)
segunda-feira, 19 de agosto de 2024
BATUQUE EM PAUTA
"Rafael Rorigues Pedr
E o tambor era assim
Rafael Rorigues Pedr
Tambor só com coro dos bichos sacralizados da obrigação..Aí chegou o coro de boi
Alex ubirajara Ribeiro
90 % dos tais alabês hj nunca tocou ou não sabe montar um tambor de couro de cabrito hj vejo os alabês passarem cruzeiro com tambor apertado aí eu te pergunto cadê o fundamento deste alabês hj tem"
O LEGBA, A ZINA E OS ANJOS CULTUADOS NA KAMBINA
Neste vlog postamos os conceitos e reflexões das divindades Legba e Zina, incluímos os anjos para abrir um debate sobre o que seriam eles.
Postado na plataforma TikTok, selecionamos alguns comentários que acrescentam nos estudos e pesquisas dos costumes e tradições da Kambina. Vejamos:
"Médium Maicon Mendonça
kambina? não é cabinda?
Erick Wolff8 · Criador
[@Médium Maicon Mendonça] Kambina ou Kambini é o nome original, Cabinda é como chamam atualmente.
Erick Wolff8 · Criador
[@Médium Maicon Mendonça] já debatemos muito sobre o tema, inclusive já publicado no livro A Kambina Nagô e o Kamuka na Nigéria.
Erick Wolff8 · Criador
Kambina (atualmente conhecida por Cabinda) fundada por pai Waldemar
PaiJuliodeOxum · Amigo
Os descendentes da Mãe Ondina tem Legba e Zina? Conheço uma pessoa que conviveu com ela e nunca ouvi falar nessa feitura.
Erick Wolff8 · Criador
[@salakoifatundeawo] é descendente
Erick Wolff8 · Criador
Apenas completando, que se trata de assentamento e não feitura destas divindades que são relatados.
Erick Wolff8 · Criador
[@zezocosta1] o legba no Batuque tradicional não tem ligação com entidades exus ou pomba giras.
Erick Wolff8 · Criador
[@zezocosta1] quando existem muito caminhos para estudo e ou divergência entre informações, o correto é olharmos para a matriz africana.
Erick Wolff8 · Criador
Estudando o leba vodun ou o legba (elegbaa) orixá, ao observarmos a forma de culto preservado no Batuque encontraremos a origem
Erick Wolff8 · Criador
O jejê do Batuque é um culto a orixá, pelas ritualísticas, iniciações e divindades cultuadas, pois, o culto vodun é diferente dos ritos do Batuque.
Erick Wolff8 · Criador
Caro amigo [@o caminho do adepto], eu estou apresentando justamente o orixá Exu com nome legbaa ou legba do povo iorubá neste artigo
Erick Wolff8 · Criador
Abrindo uma possibilidade para esta divindade do batuque ser um orixá e não ser o vodun, mesmo considerando a forma de culto ou peculiaridades
Erick Wolff8 · Criador
Conforme já mencionado, caso deseja contribuir, também serão aceitas as informações e registradas, mencionando a devida fontes
sinha_oyá
Benção irmão, sou sua fã e neta do Pai Cleon, o próprio falava q Legba era uma entidade ❤️Mil bjos e orgulhosa de vc
zezocosta1
ou seja!! cada um criou da sua forma, cada uma cultuou dentro do seu entendimento, não se sabe a realidade...eu fico com a tese que houve uma aglutinação de culto e de divindades...
Erick Wolff8 · Criador
[@zezocosta1] sim, de certa forma está correto, pois cada religião se estruturou a sua forma, porém, as nações do Batuque possuem os mesmos elementos mudando pouco de uma para outra.
Erick Wolff8 · Criador
Sim, esta divergência demonstra a diversidade cultural
zezocosta1
sim!! só pro senhor saber, algum tempo atrás, eu ja ouvi que."leba" era o chefe dos exus...kkk
conheço pessoas que cultua ele como "exu entidade" e outros como Orixá...
abraços!!!
BrunoHilariodeOxala
ondina era jeje e Manoelzinho ijexá
Erick Wolff8 · Criador
[@BrunoHilariodeOxala] segundo a sua informação sobre o legba ser um Bará, coincide com as referências dele ser um Bará na, Nigéria.
Erick Wolff8 · Criador
[@BrunoHilariodeOxala] grato pela contribuição, mas segundo o site xangô Sol, ondina era filha do pai manezinho do XAPANA, desta forma, pertence a mesma vertente.
Erick Wolff8 · Criador
Ambos do ijexa
renanmoreira240
e nem todos de Cabinda permitem mulheres dançar pro leba, exemplo na casa de pai Raul do xangô onde pro leba se dança só homens
Erick Wolff8 · Criador
[@Babalorixa Diego Oxalá Obokun] e [@renanmoreira240] na casa de vcs as mulheres podem ficar templo quando vão cortar para o legba ?
Babalorixa Diego Oxalá Obokun
eu não tenho legba sento, mas na casa de pai Cláudio as mulheres permanecem no templo, ele também só coloca homens para dançar pro Legba
Babalorixa Diego Oxalá Obokun
sim descendentes da palmira normalmente não dançam para o Legba, sou bisneto do Henrique da Oxum (Keta)
renanmoreira240
sim sim igual comentei ali na nossa raiz, pai Raul de xangô somente homens dançam pro Legba, mas há outros lugares que vimos de outra forma
Babalorixa Diego Oxalá Obokun
aqui em casa apenas homens dançam para o Legba
Criis de Oxalá 🕊️
E eu aprendi tbm, que nem todo Cabindeiro pode "ter" Zina.... Que ela escolhe, e alguns fatores são levados em consideração 😉
claytonjhon429
Oi Muito bom o seu esclerecimento. fala um pouco da pandilha. obrigado.
Erick Wolff8 · Criador
A pandilha era a pomba gira do pai Henrique
Erick Wolff8 · Criador
Não temos como citar algo que não é público, se ler atentamente, irá notar que agradeci a nova informação, sendo que esta não invalida os relatos dos filhos do Henrique.
Devlyn de Maria Padilha
Como o senhor fez não citando o pai Adão? 😅
Erick Wolff8 · Criador
Respeitosamente [@Devlyn de Maria Padilha], vc pode falar pela sua família, mas não pode impor ou apagar a história de outras famílias.
Devlyn de Maria Padilha
O que não corresponde com a verdade. Procure descendentes vivos do pai Adão. Procure sua irmã carnal que ainda é viva e pergunte sobre a Pandilha…
Erick Wolff8 · Criador
Grato por contribuir, com mais uma informação, porém, os descendentes do pai Henrique, informam que ele cortava para a Pandilha no igbale, e incorporava c ela.
Criis de Oxalá 🕊️
No caso do Pai Adão.... Porém o Pai Henrique cultuava Pandilha.... Como dito acima
Criis de Oxalá 🕊️
Pandilha era somente do Pai Henrique...
Devlyn de Maria Padilha
Errado. Pandilha nunca foi pombagira e chegava somente no meu bisavô de santo PAI ADÃO DE ESÙ BIOMÍ
Erick Wolff8 · Criador
[@Devlyn de Maria Padilha] sempre citamos fontes e informantes, desta forma, não há mentiras; o que há são informações conflituosas.
o caminho do adepto
então por que só os jeje tinham ele inicialmente?
Erick Wolff8 · Criador
Qual seria fonte que inicialmente seria uma divindade do jejê do Batuque e quais famílias que o cultuavam
o caminho do adepto
a fonte é que existe um Legba no culto aos voduns e o povo que faz é jeje ! se o povo jeje do batuque não tem Legba não é jeje! e acaba só levando o nome de um culto que não faz! tem que tirar o nome
Erick Wolff8 · Criador
Caro amigo [@o caminho do adepto], não há registros de nenhum povo, cidade ou licalifade jejê, desta forma, os nomes das nações afro brasileiras, existem no Brasil sem compromisso de representar
Aline Cartas Ciganas
A História de anjo na Nação e na Quimbanda me pega demais, devido não encontrar sua origem, assim como Zina, ótima reflexão
Erick Wolff8 · Criador
Segundo algumas fontes, os anjos tiveram origem através do pai Nascimento do Ogun, antes dele não temos registros."
Criis de Oxalá 🕊️
E eu aprendi tbm, que nem todo Cabindeiro pode "ter" Zina.... Que ela escolhe, e alguns fatores são levados em consideração 😉
Erick Wolff8 · Criador
[@Criis de Oxalá 🕊️] era a forma antiga, no entanto, não consideravam ela fundamento para uma casa de kambina, sendo assim nem todas casas tinham ela
Erick Wolff8 · Criador
[@Criis de Oxalá 🕊️] sobre a pandila do pai Henrique, chegou a ve-la?
Criis de Oxalá 🕊️
Não... Sou bisneta dele... Mas não o conheci... Conheço apenas histórias que meu avô Pai Paulo do Bocum conta 😊