sexta-feira, 13 de setembro de 2024

ITEFA, OU INICIAÇÃO COMPLETA NO CULTO DE IFÁ

Babalawo Ifalolu Akano Olusoji Oyekale

Publicado no Facebook

Em 12/09/2024
 
 
 

 


Existem dois tipos principais de iniciação: 

Iniciação Odu

Iniciação Elegan. 

Ambas pertencem ao processo de consagração dentro do sacerdócio de Ifá, mas diferem em seus propósitos, requisitos e funções. A seguir, explico as principais diferenças entre elas.


Iniciação Odu.

A Iniciação Odu está diretamente relacionada com a conexão profunda do iniciado aos 16 principais Odu Meji e seu próprio Odu pessoal, o qual guiará sua vida e missão espiritual. A palavra "Odu" refere-se aos códigos de Ifá, que são os fundamentos dos ensinamentos e do sistema de divinação de Ifá. Na iniciação Odu, o foco é na revelação do Odu que regerá a vida do iniciado, juntamente com as orientações e preceitos que vêm com ele.

Durante a Iniciação Odu, o iniciado entra em contato direto com os mistérios de Ifá, sendo ensinado sobre os códigos de sabedoria e os caminhos de atuação dos Odu em sua vida e na comunidade. Essa iniciação geralmente é destinada àqueles que seguirão um caminho sacerdotal e praticarão Ifá de maneira formal, realizando consultas, rituais e aconselhamentos espirituais.

Características principais da Iniciação Odu:

- Revela e consagra o Odu pessoal do iniciado.
- Foco em um nível profundo de conhecimento dos Odu e na prática espiritual.
- Destinada àqueles que seguirão como Babalawos ou Iyalawos.
- Envolve a prática completa da divinação com o Opele ou Ikin e a realização de rituais comunitários.


Iniciação Elegan

A Iniciação Elegan é uma forma de consagração mais focada em proteger e guiar espiritualmente o indivíduo, mas sem o compromisso direto com a prática sacerdotal completa de Ifá. A palavra "Elegan" é um termo que se refere a pessoas iniciadas em Ifá que não necessariamente exercerão funções sacerdotais, como o Babalawo, mas que recebem as bênçãos e a proteção de Ifá para alcançar equilíbrio e harmonia espiritual.

Essa iniciação é mais apropriada para aqueles que buscam uma conexão mais íntima com Ifá, mas que não se veem comprometidos com o sacerdócio e suas responsabilidades. Em outras palavras, a Iniciação Elegan permite que o indivíduo tenha acesso à orientação e proteção de Ifá, sem a necessidade de se envolver nas complexidades da prática de divinação e no atendimento à comunidade como um sacerdote.

Características principais da Iniciação Elegan:

- Envolve a consagração e proteção pessoal com Ifá, mas sem o compromisso sacerdotal.

- Foco em buscar equilíbrio espiritual e orientação para a vida, mas sem a necessidade de praticar divinação.

- Não é necessário dominar o sistema completo de Ifá ou aprender a fazer consultas e rituais comunitários.

- Ideal para pessoas que querem a proteção e sabedoria de Ifá sem se tornarem Babalawos ou Iyalawos.

Diferenças Fundamentais

1. Propósito: A Iniciação Odu é voltada para aqueles que desejam seguir um caminho sacerdotal e praticar Ifá de maneira plena, enquanto a Iniciação Elegan é mais focada na proteção e guia espiritual sem o compromisso sacerdotal.

2. Conhecimento e Responsabilidades: Na Iniciação Odu, o iniciado aprende os mistérios dos Odu, tem o seu Odu revelado e assume a responsabilidade de servir à comunidade através da prática de Ifá. Na Iniciação Elegan, o foco é mais pessoal, sem a necessidade de aprendizado profundo ou responsabilidades sacerdotais.

3. Prática de Ifá: Aqueles iniciados na Iniciação Odu podem realizar consultas, divinação e rituais comunitários, enquanto os iniciados na Iniciação Elegan não têm essa responsabilidade.

4. Compromisso: A Iniciação Odu implica um compromisso de vida com o sacerdócio de Ifá, enquanto a Iniciação Elegan é mais voltada para a proteção e equilíbrio espiritual do indivíduo.

Em resumo, tanto a Iniciação Odu quanto a Iniciação Elegan são caminhos de consagração dentro da tradição de Ifá, mas diferem significativamente em seus objetivos e compromissos. A Iniciação Odu prepara o indivíduo para o sacerdócio pleno, enquanto a Iniciação Elegan oferece proteção e orientação espiritual sem as responsabilidades sacerdotais.


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Nota do transcritor: 

O babalaô Elegan também é chamado metaforicamente de " awo atémakí ", significando: " bate palmas, não louva ", segundo diz o babalaô Awodele Ifayemi

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Transcrição e adaptação: Luiz L. Marins

Prova documental:


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Nota Legal:

LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.

Capítulo IV: Das Limitações aos Direitos Autorais: 

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: 

I - a reprodução: 

a) na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com menção ao nome do autor, se assinado, e da publicação de onde foram transcritos; 

b) em diários ou periódicos, de discursos pronunciados em reuniões públicas de qualquer natureza;



terça-feira, 20 de agosto de 2024

A BATUQUEIRA BRASILEIRA JULIE, RESTAURA DO TEMPLO DE ÒSUN EM ÒYÓ NA NIGÉRIA

Por Erick Wolff

A brasileira Julie Viana, sacerdotisa do Batuque do Rio Grande do Sul, e iniciada para Òsun em Òyóna Nigéria, recebeu o nome Osunronké Abebi.

Julie tem acompanhando os festivais e eventos em Òyó, desde a sua iniciação, e, ao mesmo tempo, começando a restauração e preservação do templo de sua família Òsun

A preservação dos templos e a tradição dos povos iorubá, é muito importante para a sociedade afro religiosa do mundo todo, sendo que a reinauguração do templo de Òsun em Òyóna Nigéria, se torna um grande trabalho de preservação de bens imateriais e materiais para o mundo todo.

A restauração dos templos em Òyóna Nigéria, é o esforço e trabalho da Paula Gomes, Ministra o Alaafin de Òyó, que a alguns anos tem feito um trabalho de preservação e resgate dos costumes antigos, preservando o culto a òrìsà.





Link https://www.facebook.com/groups/1444295859135612/permalink/3826311987600642


PAULO DAMATA PERGUNTA SOBRE BEBIDAS PARA O BARA LODE E OGUN AVAGÃ

Nesta postagem do Paulo Damata, postado no grupo Nação Cabinda do RS do Facebook, com intuito de coletar informações sobre o costume de oferecer bebidas aos orixás.
Precisamos esclarecer que a maioria das famílias do Batuque tradicionalmente não oferecem bebidas a orixás.
Vejamos a postagem:



"Bom dia irmãos!!!!!
Alguém sabe ou já ouviu ( no passado Bará Lodê bebia Cachaça) ?
Sei que é estranho para Orixá mas é coisa antiga.
Obrigado"


Coletamos alguns dos comentários durante o debate:

"Erick Wolff

Bom dia, temos registros de sacerdotes que faziam serviços para o avaga com uma garrafa de cachaça, diretamente na encruzilhada.


Rafael Tealdi

[Erick Wolff] Bàbá, era a bebida "cachaça" mesmo ou algum tipo de aguardente, como o Gin, por exemplo, muito usado em África ou Candomblé?


Diego da Rosa

[Erick Wolff] Eu sirvo cachaça e ou gin para lode, cerveja para ogun avagã espumante para oyá! Gin eu esborrifo nos barás (okutas)


Diego da Rosa

Não dou bebida alcoolica para axeres! nem orixá em terra


Babalorixá João Òsún Olobomi

[Erick Wolff] se faz ou se fazia dar mimiã amargo (farinha de mandioca com epô e um pouco de cachaça) no trilho de estrada de ferro para Ogun Avagã....e tudo se abria na vida... claro quêm detém o conhecimento de axé...

E o interessante é que era uma noite antes de se cortar um bode ou até boi para Exu (entidade)....


Erick Wolff

Assim, como temos registros de uma família que era de Ijesa e depois passou para a Kambina, que nos dias dos Batuques, os axero, terminavam o Batuque bebendo:

Ogun - cerveja, há relatos de separarem engradados de cerveja e o axero bebia a madrugada.

Oya - sidra de maça

Osun - sidra de pessego

Yemanja - sidra normal

E os axeros ficavam com a garrafa na mão e uma taça, porem, não vi Bara, Sango, Xapana, Oxala nem Ossanhe bebendo.

Preservaremos os nomes, respeitando o tabu da ocupação e a família, porem, há possibilidade de serem fornecidos, para estudos ou pesquisas acadêmicas.


Bàbá Ifaburè Dirojaye

[Erick Wolff] Lo he visto en mis comienzos Bàbá. Todos los axere tomaban cerveza excepto los de Óòṣànlà


Erick Wolff

Este evento eu vi algumas vezes quando entrei para a religião por volta de 1980


Iago Ramos

Bom dia ... No passado e até nos dias atuais os orixás Bara Ogum ossanha e xapanã existe preceitos que vão cachaça sim, até pq na África e servido pra quase todos os orixás ....

Hoje muitos não se faz mais pois muita coisa se perdeu no tempo, claro que eh em certos rituais. Mas sim lodê assim como avagã tomam cachaça.... Isso falando da minha goa, mas sei que em muitas vão dizer que eh errado.... Mas orixás são natureza....

Antigamente se dava sim, a grande maioria das pessoas iniciadas a esses orixás os serviam cachaça..


Bàbá Ifaburè Dirojaye

Iago Ramos o gin, cachaça, ron, etc, são para ativar o àṣẹ e até o ofo mesmo. É muito legal e em nossa família também se usa.


Iago Ramos

[Bàbá Ifaburè Dirojaye] isso mesmo, mesmo Exu adora ser assoprado com gin e epô...


Paulo Dexango

[Iago Ramos] sim mano e verdade até eco se fãs mais isto é fundamento


Erick Wolff

Sim, concordando com o Iago Ramos, que no Bori, é comum algumas famílias fazerem o axé dos copos, com algumas bebidas, que após o Bori, os que estão no serão, podem beber um gole destes copos.


Elaine Azevedo

Já ouvi falar


Erick Wolff

[Rafael Tealdi] era pinga mesmo, qualquer um, inclusive, o serviço passa a garrafa no corpo da pessoa.


Diego Correa

Alguns lados são servidos cachaça a orixá lode e Avaga.


Erick Wolff

[Diego da Rosa] o irmão serve bebida para orixá, um fundamento da antiga família ou atual?


Diego da Rosa

[Erick Wolff] da família do pai Cláudio, onde eu comecei pai Erick e me encontro novamente, raiz da Keta


Angelo Marcos E Silva

Boa tarde Irmão.

Sim, meu primeiro babá, já falecido, servia 1 martelinho de cachaça e deixava na frente do lodê.

Mas isso somente quando se arriava 4 pé pra ele.

Onde somente homens participavam da obrigação.

Servia 1 martelinho que se derrubava umas gotas no chão da casinha e passava de mão em mão esse martelinho até último terminá-lo.

Então servia outro que ficava na frente da obrigação do lodê.


Francisco Machado

Sim se costuma colocar atrás do acertamento dentro da casa de lode e avaga , um copo com cachaça para lode e avaga, que é trocado toda segunda-feira no cruzeiro de lode .


Elisabeth Rodrigues

Eu não tenho conhecimento disso


Glaci Maria Bogiel

Si desdo meu pai de santo ivo do Ogum (em memória) no corte de 4 pés sim 1 cálice de cachaça depois que terminava só os homens cada um toma 1 gole é a garrafa é guardada novamente na casinha é do lado da nação nunca vi servir outra bebidas alcoólicas a Santo nem um é conheci muitos pais antigos não não faziam isto pelo lado de nação.


Lucas Freitas

[Glaci Maria Bogiel]

Exatamente Mãe Glaci, Cachaça ou Gin ou até mesmo Whisky pro Exú Lodê juntamente do Ògún Avagã. Após o término do serão de 4 pés dele, os homens (somente homens) tomam um gole do copo da bebida deles.

Se tem Dirã, serve champanhe a ela, e no final a mesma coisa, porém as mulheres já podem fazer parte e após a imolação dos bichos tomam um gole do cálice dela.


Ederson Faleiro Babalorixa

Sim já soube de fundamento antigo do oyo que ficava um.copo com cachaça. Para lode sim. Pois na África orixa. De rua servia cachaca em alguns rituais. Sim.


Glaci Maria Bogiel

Mas na UMBANDA sim cachaça para Exu champanhe para as giras cervejas OGUM vinho tinto no para Oxóssi malzibier para Xango

Frisante para IEMANJÁ é vinho SABIA para OXALÁ aliás nunca mais vi este vinho

Mas só na UMBANDA e não no terreiro só nos ritual de mata é cachoeira


Paulo Damata

[Glaci Maria Bogiel] pelo que sei não existe mais o vinho sabiá.


Glaci Maria Bogiel

[Paulo Damata] acredito a minha primeira mãe de Santo usava muito


Claudio Tì Ossãim Santos

Eu 1 vez por mês sirvo "oti alagbara" ao meu Lodê, e responde muito bem.

Até mesmo uns dos ebós que faço na mata ao meu orixá sirvo também oti, e a resposta é rápida.

Mas já salientando: Eu faço, não quer dizer que todos tem que fazer.

E graças estou bem 🙏🏽🍃🗝


Paulo Roberto Lopes Martins

Eu tive um filho que servia ele no cruzeiro, e tem lados que ainda usam a caipira no dia do corte.


Erick Wolff

Querido amigo Babalorixá João Òsún Olobomi, interessante a sua informação de alimentar Ogun com comida de Exu, antes de um ritual de entidades da umbanda ou quimbanda."


Link https://www.facebook.com/groups/1444295859135612/ 

Imagens comprobatórias:







MULHERES DANÇANDO DURANTE O FESTIVAL YEMỌJA, ABEOKUTA (1961)

Postagem publicada no perfil Yoruba Blog, do FaceBook, 19/12/2023, acessada em 20/08/2024.

O interesse de registrarmos esta postagem, é mostrar que os nativos mesmo convertidos para outras religiões, continuam a reverenciar os Deuses da sua terra.
Vejamos a fala de Yemoja Agbaka Godwin:




"Mulheres dançando durante o Festival Yemọja, Abeokuta, c.1961
No Brasil ela é chamada de Yemanjá, ou Mãe da Água e em Cuba - Yemayá ou Madre del Agua.
Yemọja é um dos mais de 400 Orixás que se acredita ser a padroeira da maternidade, do parto, do útero ou da fertilidade, doadora da vida e de todas as coisas relacionadas à feminilidade.
Foto: Manu Herbstein (autor sul-africano vencedor do prêmio)"

Comentário: 



Eu sou um cristão nascido de novo, no entanto, não abandono e nunca abandonarei minha herança cultural tradicional africana por alguma ideologia cultural ocidental, tudo em nome do cristianismo.
O que a maioria das pessoas não sabe é que YEMOJA simboliza.... Fecundidade, luz, paz, crescimento. Yemaya não é apenas uma deusa marinha ou ser / orixá que ela transcende acima e além.
Como cristão, adoro e reverencio YEMOJA de mente aberta.
Eu bato na fonte da maternidade." (tradutor online)

 


segunda-feira, 19 de agosto de 2024

BATUQUE EM PAUTA

Nesta postagem coletamos um vlog, que foi publicado no perfil de Erick Wolff, para registrar os costumes antigos, pai Pedro da Oxum Docô, comenta como eram feitos os tambores antigos. Vejamos:

BATUQUE EM PAUTA 

Conceitos e equívocos que se formaram.

Por Erick Wolff, 16/08/2024



"Rafael Rorigues Pedr

E o tambor era assim


Rafael Rorigues Pedr

Tambor só com coro dos bichos sacralizados da obrigação..Aí chegou o coro de boi


Alex ubirajara Ribeiro

90 % dos tais alabês hj nunca tocou ou não sabe montar um tambor de couro de cabrito hj vejo os alabês passarem cruzeiro com tambor apertado aí eu te pergunto cadê o fundamento deste alabês hj tem"

O LEGBA, A ZINA E OS ANJOS CULTUADOS NA KAMBINA

O LEGBA, A ZINA E OS ANJOS CULTUADOS NA KAMBINA

Quem são, qual origem e qual a finalidade de cultuá-los.
Por Erick Wolff, 18/08/2024.

Neste vlog postamos os conceitos e reflexões das divindades Legba e Zina, incluímos os anjos para abrir um debate sobre o que seriam eles.

Postado na plataforma TikTok, selecionamos alguns comentários que acrescentam nos estudos e pesquisas dos costumes e tradições da Kambina. Vejamos:


"Médium Maicon Mendonça

kambina? não é cabinda?


Erick Wolff8 · Criador

[@Médium Maicon Mendonça] Kambina ou Kambini é o nome original, Cabinda é como chamam atualmente.


Erick Wolff8 · Criador

[@Médium Maicon Mendonça] já debatemos muito sobre o tema, inclusive já publicado no livro A Kambina Nagô e o Kamuka na Nigéria.


Erick Wolff8 · Criador

Kambina (atualmente conhecida por Cabinda) fundada por pai Waldemar


PaiJuliodeOxum · Amigo

Os descendentes da Mãe Ondina tem Legba e Zina? Conheço uma pessoa que conviveu com ela e nunca ouvi falar nessa feitura.


Erick Wolff8 · Criador

[@salakoifatundeawo] é descendente


Erick Wolff8 · Criador

Apenas completando, que se trata de assentamento e não feitura destas divindades que são relatados.


Erick Wolff8 · Criador

[@zezocosta1] o legba no Batuque tradicional não tem ligação com entidades exus ou pomba giras.


Erick Wolff8 · Criador

[@zezocosta1] quando existem muito caminhos para estudo e ou divergência entre informações, o correto é olharmos para a matriz africana.


Erick Wolff8 · Criador

Estudando o leba vodun ou o legba (elegbaa) orixá, ao observarmos a forma de culto preservado no Batuque encontraremos a origem


Erick Wolff8 · Criador

O jejê do Batuque é um culto a orixá, pelas ritualísticas, iniciações e divindades cultuadas, pois, o culto vodun é diferente dos ritos do Batuque.


Erick Wolff8 · Criador

Caro amigo [@o caminho do adepto], eu estou apresentando justamente o orixá Exu com nome legbaa ou legba do povo iorubá neste artigo


Erick Wolff8 · Criador

Abrindo uma possibilidade para esta divindade do batuque ser um orixá e não ser o vodun, mesmo considerando a forma de culto ou peculiaridades


Erick Wolff8 · Criador

Conforme já mencionado, caso deseja contribuir, também serão aceitas as informações e registradas, mencionando a devida fontes


sinha_oyá

Benção irmão, sou sua fã e neta do Pai Cleon, o próprio falava q Legba era uma entidade ❤️Mil bjos e orgulhosa de vc


zezocosta1

ou seja!! cada um criou da sua forma, cada uma cultuou dentro do seu entendimento, não se sabe a realidade...eu fico com a tese que houve uma aglutinação de culto e de divindades...


Erick Wolff8 · Criador

[@zezocosta1] sim, de certa forma está correto, pois cada religião se estruturou a sua forma, porém, as nações do Batuque possuem os mesmos elementos mudando pouco de uma para outra.


Erick Wolff8 · Criador

Sim, esta divergência demonstra a diversidade cultural


zezocosta1

sim!! só pro senhor saber, algum tempo atrás, eu ja ouvi que."leba" era o chefe dos exus...kkk

conheço pessoas que cultua ele como "exu entidade" e outros como Orixá...

abraços!!!


BrunoHilariodeOxala

ondina era jeje e Manoelzinho ijexá


Erick Wolff8 · Criador

[@BrunoHilariodeOxala] segundo a sua informação sobre o legba ser um Bará, coincide com as referências dele ser um Bará na, Nigéria.


Erick Wolff8 · Criador

[@BrunoHilariodeOxala] grato pela contribuição, mas segundo o site xangô Sol, ondina era filha do pai manezinho do XAPANA, desta forma, pertence a mesma vertente.


Erick Wolff8 · Criador

Ambos do ijexa


renanmoreira240

e nem todos de Cabinda permitem mulheres dançar pro leba, exemplo na casa de pai Raul do xangô onde pro leba se dança só homens


Erick Wolff8 · Criador

[@Babalorixa Diego Oxalá Obokun] e [@renanmoreira240] na casa de vcs as mulheres podem ficar templo quando vão cortar para o legba ?


Babalorixa Diego Oxalá Obokun

eu não tenho legba sento, mas na casa de pai Cláudio as mulheres permanecem no templo, ele também só coloca homens para dançar pro Legba


Babalorixa Diego Oxalá Obokun

sim descendentes da palmira normalmente não dançam para o Legba, sou bisneto do Henrique da Oxum (Keta)


renanmoreira240

sim sim igual comentei ali na nossa raiz, pai Raul de xangô somente homens dançam pro Legba, mas há outros lugares que vimos de outra forma


Babalorixa Diego Oxalá Obokun

aqui em casa apenas homens dançam para o Legba

 

Criis de Oxalá 🕊️

E eu aprendi tbm, que nem todo Cabindeiro pode "ter" Zina.... Que ela escolhe, e alguns fatores são levados em consideração 😉


claytonjhon429

Oi Muito bom o seu esclerecimento. fala um pouco da pandilha. obrigado.


Erick Wolff8 · Criador

A pandilha era a pomba gira do pai Henrique


Erick Wolff8 · Criador

Não temos como citar algo que não é público, se ler atentamente, irá notar que agradeci a nova informação, sendo que esta não invalida os relatos dos filhos do Henrique.


Devlyn de Maria Padilha

Como o senhor fez não citando o pai Adão? 😅


Erick Wolff8 · Criador

Respeitosamente [@Devlyn de Maria Padilha], vc pode falar pela sua família, mas não pode impor ou apagar a história de outras famílias.


Devlyn de Maria Padilha

O que não corresponde com a verdade. Procure descendentes vivos do pai Adão. Procure sua irmã carnal que ainda é viva e pergunte sobre a Pandilha…


Erick Wolff8 · Criador

Grato por contribuir, com mais uma informação, porém, os descendentes do pai Henrique, informam que ele cortava para a Pandilha no igbale, e incorporava c ela.


Criis de Oxalá 🕊️

No caso do Pai Adão.... Porém o Pai Henrique cultuava Pandilha.... Como dito acima


Criis de Oxalá 🕊️

Pandilha era somente do Pai Henrique...


Devlyn de Maria Padilha

Errado. Pandilha nunca foi pombagira e chegava somente no meu bisavô de santo PAI ADÃO DE ESÙ BIOMÍ


Erick Wolff8 · Criador

[@Devlyn de Maria Padilha] sempre citamos fontes e informantes, desta forma, não há mentiras; o que há são informações conflituosas.


o caminho do adepto

então por que só os jeje tinham ele inicialmente?


Erick Wolff8 · Criador

Qual seria fonte que inicialmente seria uma divindade do jejê do Batuque e quais famílias que o cultuavam


o caminho do adepto

a fonte é que existe um Legba no culto aos voduns e o povo que faz é jeje ! se o povo jeje do batuque não tem Legba não é jeje! e acaba só levando o nome de um culto que não faz! tem que tirar o nome


Erick Wolff8 · Criador

Caro amigo [@o caminho do adepto], não há registros de nenhum povo, cidade ou licalifade jejê, desta forma, os nomes das nações afro brasileiras, existem no Brasil sem compromisso de representar


Aline Cartas Ciganas

A História de anjo na Nação e na Quimbanda me pega demais, devido não encontrar sua origem, assim como Zina, ótima reflexão


Erick Wolff8 · Criador

Segundo algumas fontes, os anjos tiveram origem através do pai Nascimento do Ogun, antes dele não temos registros."


Criis de Oxalá 🕊️

E eu aprendi tbm, que nem todo Cabindeiro pode "ter" Zina.... Que ela escolhe, e alguns fatores são levados em consideração 😉


Erick Wolff8 · Criador

[@Criis de Oxalá 🕊️] era a forma antiga, no entanto, não consideravam ela fundamento para uma casa de kambina, sendo assim nem todas casas tinham ela


Erick Wolff8 · Criador

[@Criis de Oxalá 🕊️] sobre a pandila do pai Henrique, chegou a ve-la?


Criis de Oxalá 🕊️

Não... Sou bisneta dele... Mas não o conheci... Conheço apenas histórias que meu avô Pai Paulo do Bocum conta 😊

TIKTOK ERICK WOLFF